Com login e senha único, o cidadão faz o autoatendimento em diversos serviços municipais, que antes exigiam a sua presença na Prefeitura. Esse sistema existe e foi feito com tecnologia catarinense
Solicitar serviços pela internet sem sair de casa, evitando filas e burocracia. Em algumas prefeituras isso já é realidade. No município de Castro, no Paraná, os cidadãos já podem tirar dúvidas ou emitir vias de pagamento pela web. Ao acessar o portal www.castro.pr.gov.br o cidadão tem acesso a “uma cesta de serviços municipais”. A Prefeitura informa como solicitar os serviços prestados, requisitos para a solicitação, onde e como obter o serviço, dentre outras informações. Desenvolvido pela empresa catarinense IPM Informática Pública Municipal, o software possibilita que parte dos serviços possam ser resolvidos totalmente via internet pelo próprio cidadão, sem a necessidade do comparecimento na Prefeitura.
Por meio do portal os usuários podem saber sobre e como tramitar alvarás, solicitar atendimento médico, emitir guias tributárias diversas, notas fiscais eletrônicas de serviços, declarar a prestação de serviços, peticionar em diversas áreas, dentre outras solicitações.
Para o prefeito do município de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior, “o portal de serviços representa uma grande inovação a benefício do cidadão, que finalmente poderá fazer o autoatendimento em serviços municipais via internet, de sua casa ou local de trabalho, em qualquer horário. Estamos revendo e atualizando todos os roteiros de trâmite de processos e especificando com clareza como os Munícipes podem obtê-los e quais os requisitos que devem ser atendidos pelas pessoas. A Prefeitura hoje presta milhares de serviços à comunidade, sendo nosso desejo ofertar de forma gradativa a ampla maioria via internet”. A implantação da tecnologia depende de uma mudança cultural, para servidores e comunidade, sendo este um desafio bem assimilado pelos servidores do município.
Mais segurança e agilidade
No caso de serviços pagos, uma guia será gerada automaticamente pelo site, podendo ser em ato seguido debitada em conta bancária pelo próprio requerente. Quando o sistema reconhece o pagamento, acontece automaticamente o início do trâmite do processo.
Os serviços web estão diretamente ligados ao banco de dados da prefeitura, o que confere segurança e agilidade às transações realizadas ao cidadão e nos serviços internos realizados no ambiente da Prefeitura. A Prefeitura é usuária do software Atende.net (http://www.atende.net), software de autoria da IPM.
Para Aldo Mees, diretor presidente da IPM, empresa desenvolvedora do software, “este modelo de programa atende aos anseios da comunidade e dos administradores. O software funciona baseado em cadastro único de pessoas, relacionando-as aos serviços Municipais prestados, o que viabiliza a disponibilização da facilidade ao cidadão”. E complementa: “A tecnologia nos municípios começa a ser ainda mais útil às pessoas, razão da existência das Prefeituras. A IPM investiu neste foco por mais de 10 anos, o que torna possível implantar um projeto desta magnitude em poucos meses em Prefeituras como a de Castro, município que conta com aproximadamente 100.000 habitantes, dependendo sempre da motivação e disponibilidade do pessoal interno nas Prefeituras”, finaliza.

20/08/2010
Equipe Dialetto
Publicado em
Tags: