06/03/2023

Finanças + Marketing e vendas = crescimento acelerado

Finanças + Marketing e vendas = crescimento acelerado

O crescimento acelerado dos negócios é sempre um tema atraente para qualquer pessoa que empreende. Isso é inegável! Mas a receita para alcançar os tão sonhados bons resultados nem sempre é fácil de seguir ou, se quer, tem porções exatas. 

Então, para contribuir com a jornada de crescimento acelerado da sua empresa de tecnologia, trouxemos uma operação básica da matemática: a adição. No entanto, nem tudo o que é básico é, necessariamente, fácil de ser colocado em prática. Especialmente quando falamos de empreender, não é mesmo?!

A ideia aqui é te ajudar a estruturar os pontos-chaves que te levarão ao sucesso. Por isso, e para isso, vamos falar um pouco sobre três caminhos para alcançar um crescimento sustentável e consistente: gestão financeira, inovação aberta, e marketing e vendas. Sim, colocamos as áreas de marketing e vendas juntas aqui porque entendemos que uma é complementar a outra, e vocês também vão entender essa relação.

Assim, neste texto você vai identificar a conexão desses três eixos com o crescimento acelerado de empresas de tecnologia.

Gestão financeira à favor do seu negócio

Você pode estar pensando que esse é um tema muito burocrático e teórico. Porém, faz parte. Planejar, estruturar, aplicar, medir e analisar o que entra e o que sai de recursos na sua empresa é indispensável para garantir o  crescimento.

E, o mais importante, toda tomada de decisão, inclusive sobre quanto cada uma das outras áreas da empresa terá de recursos para administrar, deve ser feita a partir dos resultados que a gestão financeira trará. 

Estando com as contas estruturadas você consegue evitar, por exemplo, influências de mercado que possam impactar seus negócios, reduzir custos, identificar gastos desnecessários. 

Além disso, é possível ter dados precisos para apresentar a possíveis investidores, e assim, aumentar as chances de captar recursos ou mesmo prever um investimento mais estratégico em determinado setor, equipamento, ferramenta, produto ou serviço.

Esses aspectos ganham maior peso e proporção quando pensamos que empresas de tecnologia tendem a crescer de forma exponencial e acelerada.

Mas o que caracteriza essa gestão financeira bem feita? Separamos alguns itens que podem te dar mais clareza:

 

  • Desenhe um plano de negócio – Com base nos valores, missão e objetivos de negócio será possível desenhar de forma estratégica como seus recursos poderão ser gastos;
  • Dinheiro é o sangue que corre nas veias – Tenha atenção com seu fluxo de caixa. É preciso ter registrado tudo o que entra e sai da sua empresa;
  • Organização e previsibilidade são suas melhores amigas – Adote um sistema de gestão financeira, os famosos ERPs (Enterprise Resource Planning, em português, Planejamento de Recursos Empresariais). Muito mais que as planilhas, eles te ajudarão a simplificar a rotina, automatizar processos, documentar e acompanhar todos os passos dados, otimizar tempo, eliminar burocracias e, até mesmo, evitar erros que possam ser cometidos.

Em resumo, uma gestão financeira bem feita e organizada, beneficia a toda empresa. 

Marketing e vendas são o combustível para o crescimento acelerado da sua empresa de tecnologia

O impacto das áreas de marketing e vendas no crescimento acelerado de uma empresa se torna mais evidente quando comparamos com a gestão financeira. 

Com isso, é importante destacar alguns critérios que não podem passar despercebidos quando você tem uma preocupação com resultados que sejam sustentáveis e consistentes. 

O primeiro deles é, essencialmente, a importância dessas áreas para qualquer empresa. Já sabemos que o segmento de marketing contribui para a construção de marca, atração de leads, relacionamento e engajamento com clientes, aumento das vendas, e, por consequência, da receita.

Uma pesquisa realizada pela RD Station, mostra que para 85,6% das empresas ouvidas o marketing de conteúdo é o tipo de estratégia mais representativo em momentos de retomada da economia, por exemplo.

Para que isso aconteça de forma ágil e adequada, é necessário construir uma estratégia de marketing que faça sentido para o seu negócio, que esteja alinhada com seus objetivos e, principalmente, que utilize os pilares dos conceitos de marketing a favor do crescimento do seu negócio.

Para isso, é indispensável ter estruturado e ser levado em consideração:

* Criação bem feita da sua persona – só assim será possível oferecer conteúdos atraentes e eficazes nos momento mais adequados;

* Quem não é visto não é lembrado – o velho ditado se aplica fielmente às estratégias de SEO (Search Engine Optimization, em português, otimização de mecanismos de busca). Então, tenha um blog ativo, mas lembre-se: seu conteúdo só será útil, se ele for encontrado;

* Se comunique de forma personalizada – Este recurso permite que você tenha uma comunicação efetiva, automatizada e que gera resultados para a sua empresa de tecnologia;

* O que os números querem dizer? – Não basta ter em mãos dados como taxa de conversão, de engajamento e de cliques, se você não souber como utilizar esses dados a favor do seu negócio. A análise é parte fundamental dos resultados satisfatórios.

Assim, a partir de uma estratégia de marketing bem desenhada, é preciso pensar no plano de marketing. É esse planejamento que vai detalhar as ações que serão realizadas, em quais canais e em quais momentos, para que você atinja o seu objetivo de negócio.

Com isso estruturado toda a equipe, sendo do marketing ou de vendas, poderá dedicar esforços para o mesmo caminho e as tomadas de decisão são mais efetivas. Assim como será possível evitar erros ou gastar tempo, esforços e recursos financeiros com ações ineficazes ou leads que não são clientes em potencial.

Parece que, até aqui, já contemplamos aquela operação matemática de que uma gestão financeira bem estruturada, aliada a estratégias e planos de marketing e de vendas vão resultar no crescimento acelerado, certo?

E que tal potencializar essa conta?

Inovação aberta é o foguete da aceleração

Já pensou como seria positivo se você pudesse desburocratizar processos, agilizar rotinas internas, reduzir custos, prever demandas, aumentar a competitividade, e compartilhar riscos e resultados?

Esse é o poder que a inovação aberta traz! A partir dela é possível otimizar tanto os processos na área da gestão financeira, quanto ganhar escala para os times de marketing e vendas. 

Inovação aberta significa dispor conhecimento, tecnologias e soluções desenvolvidas por diferentes atores da sociedade – sejam eles empresas, universidades, centros de pesquisa, startups ou pessoas comuns – para que possam ser usados na evolução e escalabilidade dos seus negócios.

O iDEXO é o hub de inovação aberta e conexão com startups da maior empresa de tecnologia do Brasil, a TOTVS. Temos como papel apoiar essas empresas de matriz tecnológica para que cresçam de forma consistente e sustentável a partir de uma jornada completa, focando em áreas como finanças, marketing e vendas. Assim, as startups passam a ter acesso a ferramentas TOTVS, conteúdos e conexões dentro do nosso ecossistema.

E por que estamos te contando isso? Porque acreditamos que você também pode exponencializar seus resultados! Entre em contato com a gente e saiba como podemos te ajudar!

E se você quer saber mais sobre como otimizar o marketing de conteúdo e a comunicação da sua empresa de tecnologia, entre em contato conosco!

A Dialetto é uma provedora de soluções em comunicação estratégica, focada em empresas e entidades do setor de tecnologia e inovação de todo o Brasil. Além disso, é considerada a única empresa de comunicação especializada no segmento tecnológico.

Os serviços da Dialetto utilizam a comunicação e o marketing como ferramentas estratégicas para que empresas e organizações inovadoras possam tornar público e visível seus propósitos e gerar negócios.


Texto produzido pela equipe da iDEXO, hub de inovação aberta e conexão com startups da TOTVS.


Sobre o autor

Dialetto

Receba informações
e notícias em seu e-mail

Li e aceito os termos da Política de Privacidade