Triven
Como o trabalho de assessoria de imprensa e conteúdo no LinkedIn consolidou o posicionamento da Triven e ampliou em 167% sua presença na mídia em três anos.
Como o trabalho de assessoria de imprensa e conteúdo no LinkedIn consolidou o posicionamento da Triven e ampliou em 167% sua presença na mídia em três anos.

Empresa de serviços financeiros, a Triven nasceu da trajetória de virada profissional de Fernando Trota, engenheiro que deixou o mercado financeiro tradicional em busca de propósito. Após experiências no setor bancário e na construção civil, Fernando começou a prestar consultoria como autônomo, o que daria origem à Triven — empresa que hoje apoia mais de 70 startups e negócios digitais na estruturação da gestão financeira e de pessoas.
Com sedes em São Paulo e Florianópolis e equipe distribuída em diversas capitais, a Triven oferece serviços de backoffice voltados a startups e PMEs, fornecendo tecnologia e consultoria para apoiar gestores na administração financeira e na tomada de decisões estratégicas. Sua atuação se dá em cinco verticais: gestão financeira recorrente (CFO as a Service), consultoria financeira, gestão de portfólio para fundos de Venture Capital, gestão de pessoas (People as a Service) e integração de rotinas financeiras de PMEs (FinDrive).
Fundada oficialmente em 2015 como Espiral Partners, a Triven foi pioneira no modelo CFO as a Service no Brasil. Em 2018, Fernando Trota, então CFO da Magnetis, conheceu Rodolfo — à época Head de Operações da 500 Startups para a América Latina — e juntos deram início a uma nova fase do negócio, com foco em contribuir para o crescimento do ecossistema de tecnologia e inovação. Em 2019, novos sócios se juntaram à operação.
Até então, todas as ações de marketing eram conduzidas diretamente pelo CEO e por uma analista, sem capacidade de dar escala à frente de imprensa.
Foi nesse contexto que a empresa procurou a Dialetto com um desafio claro: posicionar a Triven como referência nacional em CFO as a Service, aumentar sua autoridade no setor de serviços financeiros e dar visibilidade à cultura que vinha sendo construída internamente.
“Em 2022 nós começamos a buscar por serviços de assessoria de imprensa porque sentimos que faltava um pilar da comunicação. Eu entendia que, se o nosso objetivo era aumentar a reputação no mercado, a assessoria era fundamental. Nessa busca, gostamos da Dialetto logo de cara”, conta Adriana Vaccari, head de Marketing na Triven. “A assessoria foi uma forma que encontramos de contar para o mercado o que já sabíamos internamente que era a nossa força: o modelo inovador da Triven e a experiência do Fernando Trota no mercado de finanças”.


Posicionamento estratégico desde o primeiro mês
Logo nos primeiros meses, o trabalho de assessoria começou a gerar resultados. As ações se concentraram em:
1 – Construir a imagem institucional da Triven como empresa que apoia o ecossistema de inovação;
2 – Reforçar a autoridade de Fernando Trota como porta-voz técnico e humano do negócio;
3 – Traduzir temas complexos em pautas acessíveis para a imprensa de negócios, finanças, startups e RH.
A presença da Triven na mídia passou a crescer de forma consistente. De 2022 até julho de 2025, os resultados obtidos com o trabalho de assessoria de imprensa foram:
2022: 109 inserções (iniciando em julho);
2023: 227 inserções
2024: 292 inserções
2025: 249 inserções (até agosto)
Total de 877 inserções em três anos.
No segmento tier 1, os destaques são as emplacadas em portais como Valor Econômico, Terra, InfoMoney, Correio Braziliense, Valor Investe, Folha de S.Paulo, Forbes e CartaCapital. De 2022 até julho de 2025, os resultados em tier 1 obtidos com o trabalho de assessoria de imprensa foram:
2022: 6 inserções (iniciando em julho);
2023: 5 inserções
2024: 12 inserções
2025: 2 inserções (até agosto)
Também foram registradas inserções em veículos especializados como Você RH, HSM Management e Startupi.
“Quando entendemos que o nosso objetivo de posicionamento de mercado já estava consolidado, começamos a abrir espaço para novos porta-vozes dentro da empresa e decidimos que era a hora de começar um trabalho voltado especificamente para o LinkedIn do Fernando”, conta Adriana.


Expansão da presença: do institucional ao LinkedIn do CEO
Com o fortalecimento da marca e a evolução da comunicação institucional, um novo passo foi dado em 2024: a Triven contratou a Dialetto para produzir conteúdos para o LinkedIn de Fernando Trota. A decisão veio da percepção de que o trabalho de reputação deveria avançar para um canal mais direto e pessoal, ampliando a presença do CEO como liderança de referência no setor de serviços financeiros.
A equipe interna da Triven já realizava um trabalho de atualização do LinkedIn do CEO. Assim, os esforços da Dialetto somaram-se ao que já era feito. Enquanto a equipe da Triven compartilhava posts, comentava em publicações na rede e fazia novas conexões – o que é essencial para crescimento na plataforma -, a equipe Dialetto se dedicou a organizar um cronograma de postagens recorrentes, com uma estratégia que consiste em compartilhar conteúdos técnicos, reforçando a expertise do CEO em sua área de atuação, com reflexões sobre o seu dia a dia de empreendedor. Também são feitas postagens compartilhando novidades institucionais da Triven de forma estratégica.
As primeiras produções para o LinkedIn tiveram início no segundo trimestre de 2024, com os primeiros resultados mapeados em junho.
Desde então, as publicações realizadas pela equipe Dialetto já somam mais de 2 mil reações e mais de 180 comentários.
Além disso, as 6 principais publicações somam 26.032 em impressões na plataforma. Quanto ao número de seguidores, houve um salto de 4.191 para 4.785 conexões.