Asaas

Case de sucesso assessoria de imprensa

Sobre a Asaas

Com sede em Joinville (SC), a Asaas oferece serviços financeiros para profissionais autônomos, MEIs e micro e pequenas empresas. Criada em dezembro de 2013, a plataforma homônima é uma solução completa para gestão de cobranças, pagamentos e antecipações. O trabalho de cobrar por serviços prestados ou produtos vendidos que ocupa, em média, uma hora por dia do empreendedor, com a plataforma é realizado em cinco minutos. Desde o lançamento da startup, o sistema já recebeu investimentos de mais de R$ 10 milhões. O último aporte recebido foi no valor de R$ 2,5 milhões, liderado pelo fundo Cventures Primus. Os bons resultados levaram a fintech a ser escolhida como uma das 50 mais inovadoras da América Latina pelo Fórum Econômico Mundial em 2018 e estar entre as “100 Startups to Watch” na avaliação anual feita por publicações da área de economia do Brasil.

Comunicação com posicionamento

O objetivo inicial da Asaas ao procurar a Dialetto, em maio de 2015, era se posicionar como referência frente ao seu público alvo, nacional e estadualmente. Com uma solução disruptiva e recém lançada, a empresa chamou a atenção da imprensa e foi possível posicioná-la como autoridade em temas como empreendedorismo, fintechs, relações bancárias e inovação. Ao longo dos anos, com os objetivos sendo cumpridos, novos tomaram o lugar, acompanhando a evolução da Asaas e do seu posicionamento estratégico no mercado.

Ações de assessoria de imprensa

O trabalho com a Asaas começou com o desafio de divulgar um investimento na empresa. Olhando para o objetivo de tornar a fintech conhecida e referência, a divulgação foi focada em veículos de relevância, alcançando resultados como inserções na Infomoney e no portal Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Logo após, tendo como horizonte o posicionamento da empresa frente ao seu mercado alvo, empreendedores, foram feitas divulgações estratégicas mostrando os diferentes benefícios de se contratar uma plataforma de gestão de cobranças. Alguns resultados foram o Estado de S. Paulo, Diário do Comércio Indústria & Serviços, Valor Econômico e Exame.com. Além destes veículos e temas, a empresa também foi destacada como referência em portais setoriais e jornais regionais.

Autoridade por meio da comunicação

Com um trabalho consolidado de divulgação dos resultados da Asaas, seu perfil inovador e impacto positivo na vida dos clientes, o desafio era gerar autoridade para os empresários no setor financeiro e de empreendedorismo. Essa estratégia posiciona os empreendedores como referências nos assuntos com relação ao modelo de negócio, estimulando o interesse dos leitores pela empresa.

Dessa forma, um pilar importante dentro das divulgações da Asaas sempre foi a publicação de artigos de opinião. Por meio deles, os empreendedores discutem tendências, fatos e inovações sobre fintechs, startups, tecnologia e mercado. Os resultados dessas inserções são percebidos pelo aumento da autoridade ligada ao nome dos empreendedores, já conhecidos no ecossistema local e referências no setor — sendo inclusive convidados para palestrar em eventos relevantes. Um destes artigos, denominado “Sexo com gorilas: as ciladas da inovação aberta” , que aborda a inovação dentro das empresas, gerou grande impacto na divulgação. Mais de um ano depois do trabalho de divulgação que focou principalmente em veículos de tecnologia e inovação, clientes e o mercado ainda reconhecem o CEO da Asaas por conta do texto.

Resultados gerais

Entre maio de 2015 e dezembro de 2018, foram contabilizadas 901 inserções da Asaas na imprensa. Além dos resultados impulsionados pelos artigos e divulgações de resultados, o posicionamento da empresa como agente de inovação em Santa Catarina e marca empregadora também geraram grande interesse de veículos. Alguns exemplos de saídas neste sentido foram na Revista Versar e na Revista PEGN.

Piero Contezini

CEO – Asaas

Para mim, a assessoria de imprensa nos permitiu apresentar ao mercado a nossa empresa e produto, as nossas idéias. Mas, principalmente, nos ajudou a comunicar com as pessoas que fazem o nosso trabalho fazer sentido: nossos clientes. O trabalho tem ido muito além das expectativas em relação à Dialetto, que todo ano nos surpreende.

Linha do tempo
Asaas + Dialetto

Vamos conversar?

Quero ser um caso de sucesso!

Falar com especialista

Receba informações
e notícias em seu e-mail

Li e aceito os termos da Política de Privacidade