Chipus
Case de sucesso assessoria de imprensa: mais de 200 emplacadas
nos principais veículos jornalísticos do Brasil
Case de sucesso assessoria de imprensa: mais de 200 emplacadas
nos principais veículos jornalísticos do Brasil
Fundada no final de 2008 em Florianópolis, Santa Catarina, a Chipus Microeletrônica é uma empresa brasileira especializada no desenvolvimento de projetos de circuitos integrados de baixíssimo consumo de energia. Possui uma carteira composta por clientes internacionais sediados nos EUA, Europa e Ásia, cujo portfólio reúne mais de 200 IPs (blocos de circuitos integrados que podem ser licenciados para serem incorporados em chips mais complexos).
Em 2017 a empresa entrou em contato com a equipe da Dialetto em busca dos serviços de assessoria de imprensa. Naquele momento, o desafio percebido por eles era dar visibilidade aos seus projetos, inicialmente feitos para clientes internacionais, e ser reconhecida como um forte e especializado desenvolvedor de chips para a indústria brasileira, com um diferencial: fornecer projetos customizados de acordo com a necessidade dos clientes. E não queriam fazer isso utilizando apenas marketing. A intenção também era fazer com que a imprensa nacional os visse como autoridade em seu segmento de atuação.
Inicialmente, o maior desafio da assessoria foi apresentar aos jornalistas, de uma forma clara, objetiva e didática, como a Chipus desenvolve seus projetos, focados na idealização de um chip que ainda viria a ser produzido, portanto um bem intangível.
Além da divulgação de informações gerais sobre a empresa e suas ações — destacadas nos principais veículos de imprensa brasileiros, como Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, O Estado de São Paulo, Valor Econômico, Exame.com ,e segmentados comoInova. Jor, Convergência Digital ,entre outros —, a proposta da equipe da Dialetto foi contextualizar o impacto positivo que a Chipus oferece aos seus clientes, mercado e à própria sociedade.
Em conjunto com a Chipus, a equipe de assessoria de imprensa da Dialetto desenvolveu uma proposta audaciosa de divulgá-los tomando como base um projeto desenvolvido por eles em parceria com pesquisadores da USP São Carlos e da Universidade do Sul da Flórida, EUA. Chamado de Implantable Neural Interface (INI) — Interface Neural Implantável —, o projeto em fase experimental de testes estava, naquele momento, parado por falta de verbas para a produção do chip.
O objetivo da iniciativa é que, após confeccionados, os chips sejam implantados no cérebro de pessoas com algum tipo de deficiência motora, para que os dispositivos possam enviar sinais para as próteses, instaladas na região em que a pessoa possuir a lesão. O diferencial, nesse caso, é que a prótese fará uma conexão direta com o cérebro, sem o uso de qualquer tipo de fone, diferente de outras próteses existentes como os exoesqueletos. Ou seja, pode permitir uma pessoa a voltar a movimentar membros e até andar com uma tecnologia sem fio sofisticada e inovadora.
Por envolver um tema delicado — o corte de verbas por parte do governo — foi necessário desenhar um plano de divulgação de forma cuidadosa juntamente com a Chipus e os pesquisadores, além de destacar os demais projetos desenvolvidos pela empresa. E as ações da assessoria deram frutos: em dezembro foi publicada uma reportagem na BBC Brasil sobre o assunto, com repercussão nos principais sites nacionais, como UOL, G1, R7 e Terra.
Entre março e dezembro de 2017, foram mais de 200 notícias nos principais veículos do Brasil, destacando a expertise da Chipus e a primeira edição do seu evento internacional, o ChipCon, focado na importância do desenvolvimento de chips no país e sua aplicação em tecnologias inovadoras, como a Internet das Coisas. Notícias sobre o evento foram divulgadas em veículos de relevância nacional, como são os casos do Valor Econômico e O Estado de São Paulo.
CFO – Chipus
O apoio da Dialetto foi fundamental para conseguirmos explicar ao mercado brasileiro as soluções que a Chipus pode fornecer e desenvolver, e o impacto disso para a indústria em geral. Foi possível contar com uma equipe organizada, comprometida e bastante focada nos resultados que tínhamos definido como essenciais no início da parceria, e que certamente foram atingidos plenamente!
Desafios: Dar visibilidade aos seus projetos, ser reconhecida como um forte e especializado desenvolvedor de chips para a indústria brasileira e fazer com que a imprensa nacional os visse como autoridade
Ações da Assessoria de Imprensa: Apresentação aos jornalistas de como a Chipus desenvolve seus projetos, destaque nos principais veículos de imprensa do Brasil e do segmento e contextualização do impacto positivo que a Chipus oeferece.
Case da BBC: Publicação de reportagem na BBC Brasil, com repercusão nos principais sites nacionais, como UOL, G1, R7, Terra, entre outros.