Mirante Tecnologia
Como a Dialetto ajudou a Mirante Tecnologia a construir reputação e relacionamento com a imprensa.
Como a Dialetto ajudou a Mirante Tecnologia a construir reputação e relacionamento com a imprensa.

Fundada em 1998 em Brasília, a Mirante Tecnologia atua como parceira estratégica de empresas que buscam transformar seus negócios por meio de soluções digitais sob medida. Combinamos consultoria especializada em TI, plataformas low-code (como OutSystems), automação inteligente, e soluções baseadas em sistemas multiagentes de inteligência artificial para acelerar a entrega de valor.
A empresa, que atuou fortemente em soluções de consultoria especializada de TI, vivia um momento de ampliação de portfólio e expansão para outras praças, como Sul e Sudeste. Com cerca de 50 clientes ativos — entre eles, Sicoob, Petrobras, Unimed BH, Unimed POA, Serasa, Banco do Brasil, PagSeguro/Uol, MAG, Wiz, Exército Brasileiro, C&A e Grupo Marista, a Mirante já contava com um faturamento acima de RS 100 milhões. Apesar de seu tamanho, solidez e tempo de mercado, a Mirante não tinha olhado para o relacionamento com a imprensa ao longo de sua jornada.
“Antes de iniciar o trabalho com assessoria de imprensa, a Mirante enfrentava um desafio clássico de empresas com forte legado técnico, mas baixa visibilidade de marca. Apesar de mais de duas décadas de atuação sólida, nossa presença na mídia era praticamente inexistente, o que limitava nossa capacidade de gerar percepção de valor e autoridade no mercado. Internamente, sabíamos do nosso potencial e da evolução do nosso portfólio. No entanto, externamente, ainda éramos percebidos como uma consultoria tradicional. Essa desconexão entre o que somos e como éramos vistos afetava diretamente nossa capacidade de atrair novas oportunidades de negócio, principalmente em um mercado cada vez mais orientado por reputação, confiança e diferenciação estratégica”, explica o Head de Marketing Nícolas Paschoal.
Ao procurar a Dialetto, o desafio era começar esse relacionamento, desenvolvendo a aproximação com a imprensa para trazer reforço de autoridade e reputação, pontos que foram mapeados como objetivos primários do projeto. Outro fator compreendido dentro da estratégia, foi a importância dos veículos de nicho, em especial do setor de tecnologia, pela oportunidade da empresa ser vista diretamente pelos decisores do segmento, além do usuário final. Logo, a criação de um forte relacionamento com esse mailing se tornou mais um dos objetivos do projeto.


Consistência nos resultados e foco em estratégia de nicho
O que chama atenção no projeto da Mirante é a constância e consistência dos resultados, além do alinhamento com os objetivos de marketing da empresa, como destaca Nícolas Paschoal.
“Desde que iniciamos o trabalho com a assessoria de imprensa, a Mirante Tecnologia vem ampliando significativamente sua visibilidade no mercado de tecnologia e inovação. As frequentes aparições em veículos de comunicação reconhecidos não apenas nos posicionaram como uma referência técnica, mas também ampliaram nossa autoridade junto aos públicos estratégicos. Percebemos claramente uma melhora na percepção da marca, com nossos clientes e potenciais clientes demonstrando maior confiança em nossa capacidade técnica e expertise. A assessoria de imprensa tem ainda contribuído para destacar nossos cases e parcerias estratégicas, fortalecendo nossa imagem de liderança e inovação tecnológica”, conta o Head.
Com o perfil de uma empresa de tecnologia mais tradicional, distante do universo das startups e que não aposta no crescimento por aquisições, o principal desafio foi mapear temas mais técnicos e de interesse, em especial dos veículos nichados, e apostar em notas e pautas com mais apelo factual para atingir os veículos nacionais de grande audiência.
Em um ano de projeto (maio de 2024 a junho de 2025), destaca-se o constante crescimento das citações relacionadas à Mirante em veículos relevantes de nicho, com ênfase para os do setor de tecnologia, que representam 36% de todas as emplacadas do período.
O relacionamento crescente com esse mailing, mapeado na estratégia como o de maior interesse, é visível no volume de emplacadas em alguns canais prioritários. Oito matérias foram publicadas no IT Fórum, quatro no TI Inside, cinco no Infochannel, cinco no Baguete e outras oito citações do cliente foram contabilizadas no Tecflow. Além disso, veículos como Startupi, Canaltech, IP News e CryptoID publicaram sobre a Mirante Tecnologia.
Além do mailing de tecnologia, outros nichos se destacam, como o de RH, Varejo, Negócios e Saúde. Somados, esses resultados totalizam 14% das emplacadas em um ano.


Construindo caminhos e abrindo espaços
Nos grandes veículos nacionais (Tier 1), a estratégia foi baseada em notas de movimentações estratégicas, crescimento e na constância na busca por espaços alinhados com as novidades da empresa. Além disso, com um perfil muito forte de marca empregadora, as pautas de novas vagas também garantiram a presença da Mirante no Tier 1.
Visibilidade e autoridade
Aumentando o ganho de autoridade e a visibilidade na imprensa da Mirante Tecnologia, a assessoria de imprensa fez a negociação de um espaço para coluna fixa do CEO, Danilo Custódio, no site Economia SP, classificado como um veículo tier 2 de negócios, com grande visibilidade também no setor de inovação.
O projeto também apresenta crescimento em citações globais, que manteve a média de 40 emplacadas nos dois últimos trimestres (janeiro a março de 2025 e abril a junho de 2025). Em um ano, ocorreram 136 citações da Mirante Tecnologia na imprensa, via divulgação por assessoria de imprensa.
Conexão com a estratégia de Account-Based Marketing (ABM)
A estratégia de PR dentro da Mirante potencializou significativamente o trabalho de Account-Based Marketing (ABM), o que aumentou a eficiência da abordagem comercial e tornou as ações mais assertivas.
Conforme Paschoal, a exposição positiva na mídia ajudou a reduzir barreiras iniciais nas abordagens aos decisores das empresas-alvo, que passaram a reconhecer mais facilmente a Mirante, facilitando a abertura de diálogos estratégicos. “O conteúdo gerado a partir das inserções na imprensa se tornou um ativo valioso para touchpoints, além de enriquecer nossas comunicações personalizadas e reforçar nossa credibilidade nas negociações comerciais”, acrescenta.

