Hostgator
Conheça a estratégia que assegurou à HostGator uma emplacada por dia na imprensa.
Conheça a estratégia que assegurou à HostGator uma emplacada por dia na imprensa.
A HostGator é uma multinacional de hospedagem de sites e serviços para presença online. Fundada em 2002 nos Estados Unidos, a empresa está presente no Brasil desde 2007. Com seu escritório localizado em Florianópolis (SC), a unidade latino-americana atende clientes de todo o país e também de vizinhos como México, Colômbia e Chile. A HostGator faz parte do Grupo Internacional Endurance, um conglomerado de negócios online com receita anual de superior a US$ 1 bilhão e mais de 4,8 milhões de clientes. É reconhecida como um dos principais players do mercado de hosting no Brasil e no mundo.
O primeiro objetivo da HostGator ao buscar a Dialetto, em maio de 2017, era ser reconhecida como um dos principais provedores de hospedagem de sites do Brasil. Na época, a empresa completava dez anos no país, trazida para cá por Robledo Ribeiro – empreendedor goiano que, ao tentar a vida nos Estados Unidos, tornou-se o 10º funcionário da HostGator. A estratégia de divulgação envolvia desde o aspecto institucional até temas ligados ao mercado de hosting e as ferramentas oferecidas pela empresa para quem quer construir um negócio online.
Inicialmente, o trabalho com a HostGator se centrou em apresentar a empresa, sua participação no ecossistema brasileiro e catarinense de inovação e suas conquistas. Inserções em veículos de relevância nacional obtidas ao longo dos anos, como O Estado de S. Paulo e EXAME foram importantes para alcançar esse objetivo.
Entre maio de 2017 e dezembro de 2020, foram contabilizadas mais de 1.300 inserções da HostGator na imprensa. Com elas, vem sendo possível consolidar a imagem da empresa como uma das líderes em hospedagem de sites no Brasil e também obter resultados relevantes para iniciativas pontuais. Um exemplo foi o número de inscrições no Collabplay, plataforma de cursos online desenvolvida pela HostGator e voltada para quem quer empreender na internet. Publicações sobre o assunto em veículos como EXAME, Valor Investe e Você S/A ajudaram a ampliar o número de inscritos – que, entre março e dezembro de 2020, passou de 125 mil.
Gerente de Marketing da HostGator América Latina
“A Dialetto conseguiu levar a marca da HostGator aos principais veículos de comunicação do Brasil. A recorrência desse trabalho de sucesso atingiu milhões de brasileiros, que hoje têm referência do que é presença e educação online que gera resultado real em seus negócios.”
Fundador da HostGator América Latina
“A Dialetto, além de levar nosso serviço ao conhecimento de uma país inteiro, também mostrou que somos uma marca empregadora e inovadora que vai na contramão da crise, contratando pessoas do Brasil inteiro e participando da jornada de sucesso dos clientes desde a educação até o lançamento de sites.”
Desafio inicial: Posicionar a empresa como um dos principais provedores de hospedagem de sites do Brasil e no mundo
Ações de assessoria de imprensa: Divulgações estratégicas apresentando a HostGator, sua participação no ecossistema de inovação, seus diferenciais e suas conquistas
Estratégia abrangente: Ao longo dos anos, com a consolidação da imagem da empresa, novos elementos foram incorporados à estratégia de comunicação, como os aspectos de segurança da informação, a missão de empoderar quem quer um negócio na internet, a preocupação com a gestão de pessoas e as iniciativas educacionais para empreendedores.
Mais de 1.300 notícias publicadas nos principais veículos do Brasil
Média de 30 emplacadas por mês, o equivalente a 1 por dia
Alcance em veículos relevantes, como Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Forbes, Valor Econômico, EXAME, CNN, Você S/A, Folha de S. Paulo, entre outros