Pulses

Veja como a construção de autoridade e credibilidade realizadas por meio da assessoria de imprensa contribuiu para que a Pulses alcançasse o M&A em 2023, pela Gupy.

Sobre a empresa

A Pulses nasceu em agosto de 2016, de uma insatisfação com os modelos ultrapassados de pesquisa de clima organizacional, engajamento e performance que as organizações vinham utilizando. Cesar Nanci e Renato Navas, sócios da Ágora Entertraining – consultoria focada em treinamento e desenvolvimento, acompanhando as dores de RHs e líderes, perceberam a necessidade de criar uma ferramenta real-time, que refletisse a agilidade e rapidez da era digital e que desse voz aos colaboradores. Em fevereiro de 2023, a Pulses foi adquirida pela Gupy, tornando-se a maior plataforma de gestão de pessoas do Brasil.

A inovação é um dos pilares desta que foi a primeira empresa brasileira a aplicar a metodologia Continuous Pulse Survey & Feedback no país. A Pulses nasceu dentro de uma consultoria que tem como crença fundamental a consideração (pelo outro, pelo ambiente e por nós mesmos) e foco no protagonismo. Obcecados por simplificar as coisas, acreditando que a tecnologia pode aproximar as pessoas e transformar culturas, e olhando para as tendências de mercado, a Pulses tem como lema empoderar líderes na gestão do clima , engajamento e performance de seus times, estimulando um novo papel para o RH, mais consultivo e ágil.

A plataforma monitora continuamente a opinião dos colaboradores com perguntas enviadas semanalmente por e-mail, app, SMS ou slack. Depois, as respostas são coletadas e mostradas em tempo real num dashboard para os líderes. A metodologia Pulses é a única no mercado nacional e internacional que acompanha os principais preditores do engajamento e aprofunda automaticamente as causas raízes usando inteligência artificial. Ela fornece uma visão global da empresa e detalhada de cada equipe, protegendo o anonimato do colaborador, e apresenta relatórios prontos para uso com recomendações de boas práticas. Atende empresas como o Grupo Boticário, XP Investimentos, Stone, Dasa, Energisa e iFood.

O desafio

Com uma excelente taxa de crescimento, tendo quadruplicado de tamanho em 2018 e quintuplicado em 2019, a Pulses buscou a Dialetto com o desafio de aumentar sua visibilidade como HR Tech brasileira mais promissora. Além disso, a empresa tinha como objetivo crescer no segmento enterprise e ser reconhecida como solução inovadora e disruptiva para gestão de pessoas.

Pesquisa divulgada pelo Centro de inovação Distrito revelou que o Brasil conta com quase 400 startups voltadas para a área de recursos humanos. Neste grande ecossistema, a Pulses se destacou por ser a primeira a utilizar a metodologia Continuous Pulse Survey & Feedback no país. Para as empresas, o desafio era ser uma referência em soluções ágeis para dar voz aos trabalhadores e norteadores às lideranças. Para a imprensa, o desafio era posicionar e dar protagonismo à Pulses em pautas sobre gestão de pessoas.

Estratégias

Para consolidar a Pulses como protagonista no segmento de HR Techs, foram trabalhados com bastante intensidade os pilares de autoridade e institucional, focando na expertise e inovação dos serviços da startup, que foi a primeira a trazer a metodologia de escuta contínua para o Brasil. A pandemia da COVID foi um cenário crítico para muitas empresas e os termômetros e conteúdos de saúde mental divulgados por meio da assessoria de imprensa tiveram bastante positivo, repercutindo nacionalmente.

Com a chegada das vacinas, o conteúdo de imprensa da Pulses foi direcionado às lideranças e pessoas gestoras das empresas. O valor percebido pelos clientes também contribuíram para a reputação da marca por meio de menções em materiais e conteúdos publicados pelos próprios clientes. A Pulses sempre teve uma postura inovadora e ágil nos lançamentos de novas ferramentas, as pautas com foco em mercado e lançamentos também tiveram sucesso com emplacadas nacionais.

Resultados

Ao longo de três anos de projeto, foi possível visualizar o crescimento da autoridade da empresa e sua respectiva presença na mídia. Só em 2020 foram mais de 320 inserções em veículos de relevância, como G1, Exame, Forbes, Valor Econômico, CNN e Você S/A. No mesmo ano, as pesquisas realizadas pela Pulses foram destaque em páginas de negócios e RH. Em 2021, a Pulses foi destaque em portais estratégicos nacionais como Você RH, PEGN, Estadão, HSM. Tendo como destaque as ferramentas da Pulses em páginas de negócios e RH.

O ano de 2022 alcançou o recorde de inserções do projeto: 720 emplacadas, inclusive em veículos como a CNN e Valor. Em 2022, a Pulses foi reconhecida como uma das 100 Startups to Watch. A credibilidade foi chancelada pelas diversas menções em materiais sobre saúde mental; bem como pelos clientes que usam a Pulses.

A pulverização da marca Pulses nos anos anteriores, por meio de conteúdos que alcançaram relevância nacional, trouxe visibilidade como HR Tech promissora e contribuiu para que, no ano de 2023 acontecesse o M&A da Pulses pela Gupy. A aquisição tornou a empresa uma das maiores plataformas de RH do país, com as mais sofisticadas ferramentas. Essa novidade movimentou a imprensa e teve destaque entre os principais veículos do país, dentre eles Estadão, Valor e Globo. Até abril de 2023 foram registradas cerca de 190 inserções. As pesquisas foram destaque no Você RH e Terra.

Resultados: Quase 1600 emplacadas em três anos de projeto (fevereiro/2020 - abril/2023), o que representa mais de uma emplacada por dia. Emplacadas em veículos nacionais de relevância, como Exame, Valor Econômico, Estadão, Terra, CNN Divulgação de vagas em veículos estratégicos, como Exame Pesquisas e pautas de relevância em portais de referência no segmento de gestão de pessoas, como VocêRh, Revista HSM e Você S/A.

Michelly Dellecave

Head of Marketing & Growth da Pulses

“A Dialetto proporcionou muita visibilidade para a Pulses. A forma como trabalham, com muita empatia, cuidado e profissionalismo faz toda a diferença e foram fundamentais para esse resultado.”

Cesar Nanci

CEO da Pulses

“Estamos muito felizes com o trabalho da Dialetto. Foram muito sensíveis às nossas necessidades e muito estratégicos em traduzir isso para o mercado. Estamos tendo bons resultados com essa parceria”.

Linha do tempo
Pulses + Dialetto

Em 1.182 dias de contrato, atingimos um total de 1588 inserções na imprensa. Média de 455 por ano – mais de uma por dia.

Vamos conversar?

Quero ser um caso de sucesso!

Falar com especialista

Receba informações
e notícias em seu e-mail

Li e aceito os termos da Política de Privacidade