Startup Summit
Como utilizamos assessoria de imprensa e marketing digital para chegar ao
soldout do evento Startup Summit
Como utilizamos assessoria de imprensa e marketing digital para chegar ao
soldout do evento Startup Summit
Startup Summit é o maior evento de startups e
inovação do Sebrae e um dos principais eventos
de tecnologia de Santa Catarina. A segunda edição
ocorreu entre os dias 15 e 16 de agosto de 2019,
na cidade de Florianópolis, e reuniu mais de 4 mil
pessoas durante os dois dias. O Startup SC, projeto de
fomento ao empreendedorismo do Sebrae/SC, é um
dos coorganizadores do evento.
O Startup Summit teve sua primeira edição em 2018
e nasceu com a proposta de ser um evento local,
para reunir as startups catarinenses e os principais
empreendedores e entusiastas do setor no Estado.
A organização do Startup Summit tinha dois desafios principais: vender os mais de 4 mil ingressos e consolidar o evento no cenário nacional de inovação e empreendedorismo. A Dialetto entrou com a sua experiência em assessoria de imprensa e marketing digital para fazer com que o evento chegasse aos ouvidos do público.
Na assessoria de imprensa, o objetivo era manter o evento na mídia durante os meses anteriores ao Summit, visando gerar visibilidade e autoridade. O planejamento de ações começou em março, abordando as diferentes atrações do Startup Summit, além de reforçar a função do Sebrae como fomentador do ecossistema de tecnologia. Outro objetivo foi destacar a atuação do Startup SC no estado e posicionar Santa Catarina e Florianópolis como verdadeiros polos de inovação.
No marketing digital, as ações em redes sociais, e-mail marketing e mídia paga iniciaram em fevereiro. Elas visavam desde a venda de ingressos até, posteriormente, a divulgação do que aconteceu durante os dias de evento.
Para alcançar a imprensa, produzimos releases, notas e sugerimos entrevistas, além de convidar a jornalistas
para o evento. Seis deles, de veículos estratégicos para o ecossistema, como Exame e Pequenas Empresas & Grandes Negócios, estiveram em Florianópolis para cobrir o Startup Summit e conhecer empresas e startups
da capital catarinense. Repórteres e editores dos veículos locais também participaram.
No marketing digital, a entrada da campanha de mídia paga realizada no lote Early Bird gerou 124 mil impressões e 323 cliques em apenas oito dias de veiculação. Também foi feito um planejamento detalhado de publicações orgânicas e campanhas de mídia paga e e-mail marketing até o dia do evento.
Algumas ações promocionais merecem destaque: a campanha de mídia paga do Dia da Mulher, por exemplo, gerou 173 cliques no link, obtendo um custo médio por resultado dos anúncios de R$ 0,84 e impactando na venda de 74 ingressos – em cinco dias de veiculação. Observando os resultados desta campanha, outras estratégias também foram realizadas ao longo da divulgação, utilizando os gatilhos de escassez, tempo, autoridade e prova social.
Durante o evento, a equipe da Dialetto fez uma cobertura das palestras nas redes sociais, impactando milhares de seguidores e gerando visibilidade para o evento em nível nacional. Também divulgamos o que aconteceu de mais legal para a imprensa.
Durante o período de divulgação foram mais de 500 inserções em veículos de imprensa. Isso foi resultado do esforço integrado da Dialetto e outras equipes de assessoria de imprensa do Sebrae (Nacional e Santa Catarina). Dentre as emplacadas estão uma reportagem sobre o polo de tecnologia de Florianópolis e entrevistas dos organizadores do evento para veículos nacionais e regionais.
Visando as metas iniciais, a Dialetto teve grande impacto nas vendas do evento, tanto direta quanto indiretamente, obtendo resultados também na parte de promoção da marca. Com esse resultado, e aliando as demais divulgações realizadas pela assessoria e pelos parceiros do evento, atingimos o soldout de ingressos com uma semana de antecedência. Foram 4 mil ingressos ao todo, com indicadores também positivos na parte de cobertura das redes sociais.
Gestor do projeto Startup SC
“A comunicação foi um pilar fundamental para a gente alcançar o soldout dos ingressos. Além disso, durante o evento, a cobertura para as redes sociais e entrevistas a alguns dos principais veículos de negócios do país ajudaram a fortalecer o Startup Summit e mostrar a maturidade do nosso ecossistema para quem não esteve por aqui”.
Fim de Janeiro – Campanha de mídia paga + campanha de e-mail marketing: lote Early Bird
Fevereiro a Junho – Postagens orgânicas nas redes sociais + campanhas de e-mail marketing + mídia paga para venda de ingressos.
08 de Agosto – Soldout dos 4.000 ingressos do evento!
15 e 16 de Agosoto – Evento: Postagens orgânicas relacionadas a orientações sobre o evento + cobertura do evento nas redes sociais com templates exclusivos.