Imagem do palco do Startups Summit 2023, que contou com o apoio da Dialetto em sua divulgação

Sobre o evento

O Startup Summit é o maior evento de startups e inovação do país e um dos principais de tecnologia de Santa Catarina. A sexta edição ocorreu entre os dias 23, 24 e 25 de agosto de 2023, na cidade de Florianópolis. Ela recebeu mais de 10 mil pessoas presencialmente e outras 28 mil participaram da programação de modo online ao longo dos três dias.

O Sebrae Startups, plataforma do Sebrae que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para fomentar o empreendedorismo inovador em todo o Brasil, e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) são os clientes da Dialetto que foram co-organizadores do evento. Além deles, a ACIF também esteve à frente da organização do Startup Summit, que contou com sua primeira edição em 2018 e começou com a proposta de ser um evento nacional, para reunir startups de diversos estados e os principais empreendedores e entusiastas do setor.

O Desafio

A organização do Startup Summit 2023 tinha como desafio consolidar a edição como a maior realizada até o momento. Este ano haviam duas metas diferentes de públicos: atrair cerca de 40 mil participantes nas modalidades presencial e online.
Assim, foram 10 mil ingressos presenciais colocados à venda em abril de 2023, cuja divulgação foi feita em diversos releases, newsletters e notícias publicadas na Agência Sebrae de Notícias. Como a expectativa era de contar com cerca de 30 mil pessoas acompanhando o evento de maneira digital, era necessário também apresentar as vantagens dessa modalidade e incentivar as pessoas a participarem.

Outro desafio envolvia uma iniciativa nova do Sebrae Startups: o Programa 1K. O objetivo era selecionar até mil startups para exporem gratuitamente seu negócio em um dos dias do evento, ampliando oportunidades de negócios, networking e acesso a novos conhecimentos.

Além disso, como a meta era de ser a maior edição do evento, era essencial que a cobertura fosse promovida por variados veículos de comunicação, visando ampliar sua repercussão. Logo, precisávamos que jornalistas de renome estivessem presentes.

Ações

Para alcançar o objetivo de manter o evento na mídia e em destaque entre stakeholders e participantes foi desenvolvido um plano integrado de Relações Públicas para as co-organizadoras do evento, que incluiu as frentes de assessoria de imprensa, redes sociais, produção de notícias, newsletters e e-mail marketing. Este trabalho foi desenvolvido pela Dialetto junto das assessorias de comunicação internas do Sebrae Nacional e do Sebrae Santa Catarina, além da Fábrica de Comunicação, como assessoria de imprensa do Sebrae em SC.

O planejamento de ações começou em abril, abordando as diferentes atrações do Startup Summit, além de fortalecer a imagem da recém-lançada plataforma Sebrae Startups como agregadora de oportunidades para startups e negócios inovadores. Junto a isso, focou em reforçar a atuação da ACATE no estado e o posicionamento de Santa Catarina e Florianópolis como verdadeiros polos de inovação. Além da participação em atrair o público, a Dialetto entrou com a sua experiência em relações públicas e marketing digital para divulgar o Programa 1K, do Sebrae Startups. Por ser algo inédito, precisamos separar a comunicação em várias etapas, especialmente porque muitos empreendedores eram de outros estados e, portanto, tinham que ter tempo hábil de se organizarem para estarem presentes.

A equipe Dialetto foi igualmente responsável por mapear os jornalistas mais relevantes e interessados em cobrir assuntos que o evento iria abordar dentro dos segmentos de empreendedorismo, inovação e tecnologia. Além de mapear os conteúdos e palestrantes que estariam presentes, foi apresentado mais detalhes, pautas, histórias e personagens do ecossistema de inovação de Santa Catarina e Florianópolis que pudessem despertar o interesse extra destes profissionais de destaque da imprensa. Com as sinalizações positivas, fomos responsáveis por credenciar estes jornalistas e ajudar a viabilizar a vinda deles em formato de press trip, organizado em parceria com o Sebrae Nacional e de Santa Catarina. Além disso, para jornalistas da região ou próximos de Florianópolis e Santa Catarina foram feitos convites e o próprio credenciamento.

Sendo assim, também ajudamos os profissionais a encontrarem boas histórias, porta-vozes e personagens de destaque durante os três dias de evento, bem como organizamos e intermediamos entrevistas com palestrantes de destaque. Jornalistas de veículos como Estadão, Exame, Forbes, Gazeta do Povo, InfoMoney, IstoÉ Dinheiro, PEGN, Startupi, Startups, The Shift e outros estiveram presentes durante os três dias de evento e também produziram diversos conteúdos in loco.

Além disso tudo, o time realizou outras ações ao longo dos três dias, incluindo coberturas de palestras, participação nos estandes para a geração de materiais dos clientes, cobertura para as redes sociais e a produção e captação de áudio e imagem da primeira temporada do podcast A Jornada, do Sebrae Startups.

Resultados

Como resultado dos esforços da Dialetto, os ingressos se esgotaram 45 dias antes do evento começar, gerando um novo desafio: o de atrair pessoas para acompanharem as palestras de maneira gratuita e online – meta que igualmente foi alcançada, com 28 mil pessoas atentas ao conteúdo disponibilizado. Pela primeira vez, o evento também credenciou mais de 800 startups, que puderam participar de maneira gratuita. Esses fundadores tiveram a chance de apresentar suas ideias inovadoras aos diversos stakeholders presentes no Startup Summit, ampliando oportunidades de negócios e networking.
O evento segue sendo reconhecido como um dos grandes destaque no ecossistema de startups, tanto em Florianópolis, onde foi criado, quanto nacionalmente.

Assessoria de imprensa e relações públicas
Prova disso foram os 1472 resultados na imprensa, entre os meses de maio (pré-evento) e setembro (pós-evento), alcançados via produção de mais de 35 releases, notícias e articulações com a imprensa. Foi a partir deste contato próximo com jornalistas que o empreendedor Eric Ries foi entrevistado exclusivamente por Exame, InfoMoney e PEGN.

• Newsletter
A equipe do Sebrae Startups ainda realizou o disparo de 06 newsletters ao longo do período acima, com uma média de taxa de abertura de 44,27%, totalizando quase 7 mil cliques únicos, mais de 10 mil cliques totais nos links das newsletters e cerca de 2 mil cliques em links de notícias direcionando para a Agência Sebrae de Notícias (ASN).

Grandes números do Startup Summit 2023 1.472 resultados na imprensa; 67 profissionais da imprensa nacional, regional e especializada credenciados; Mais de 50 entrevistas articuladas (43 da parte do Sebrae) Mais de R$63 milhões de retorno de mídia 10 mil participantes presenciais; 28 mil participantes on-line; Mais de 800 startups expositoras.

• Redes sociais
Durante os três dias de evento, o perfil do Sebrae Startups no Instagram ganhou 632 novos seguidores de maneira 100% orgânica, conquistando outros resultados como:
11.476 contas alcançadas;
53.610 impressões;
1.678 interações com o conteúdo;
2.771 visitas ao perfil;
189 toques em links externos.

• Podcast
Durante o evento, a equipe Dialetto também produziu a primeira temporada do podcast “A Jornada, um podcast do Sebrae Startups”, apresentado pelo fundador da Lean.VC, Yuri Gitahy e focado em fundadores do ecossistema de startups. Foram 6 episódios gravados durante os três dias de Startup Summit, com entrevistados como Veridiana Cavalheiro, fundadora e CEO da Agidesk, Gabriel Costa Mineiro, fundador e CEO da Growth Leaders Academy e da Merlin, Karine Oliveira da Wakanda Educação, Tiago Vailati e Romero Rodrigues.

 

“A comunicação foi um pilar fundamental para realizarmos a maior edição do evento em 2023. Além disso, durante o evento, a cobertura para as redes sociais e entrevistas a alguns dos principais veículos de negócios do país ajudaram a fortalecer o Startup Summit e mostrar que este é um evento que ultrapassou as barreiras geográficas, destinado ao ecossistema brasileiro de startups”, Alexandre Souza, coordenador do Sebrae Startups em Santa Catarina e organizador do Startup Summit

 

 

“O sucesso foi o resultado da dedicação e foco incansáveis de pessoas comprometidas e focadas em entregar o melhor evento da história. A colaboração exemplar entre as equipes de imprensa, comunicação e marketing foi a força motriz por trás do maior Startup Summit 2023”, Juliane Schveitzer, analista de marketing do Sebrae em Santa Catarina

Vamos conversar?

Quero ser um caso de sucesso!

Falar com especialista

Receba informações
e notícias em seu e-mail

Li e aceito os termos da Política de Privacidade