Ações
Para alcançar o objetivo de manter o evento na mídia e em destaque entre stakeholders e participantes foi desenvolvido um plano integrado de Relações Públicas para as co-organizadoras do evento, que incluiu as frentes de assessoria de imprensa, redes sociais, produção de notícias, newsletters e e-mail marketing. Este trabalho foi desenvolvido pela Dialetto junto das assessorias de comunicação internas do Sebrae Nacional e do Sebrae Santa Catarina, além da Fábrica de Comunicação, como assessoria de imprensa do Sebrae em SC.
O planejamento de ações começou em abril, abordando as diferentes atrações do Startup Summit, além de fortalecer a imagem da recém-lançada plataforma Sebrae Startups como agregadora de oportunidades para startups e negócios inovadores. Junto a isso, focou em reforçar a atuação da ACATE no estado e o posicionamento de Santa Catarina e Florianópolis como verdadeiros polos de inovação. Além da participação em atrair o público, a Dialetto entrou com a sua experiência em relações públicas e marketing digital para divulgar o Programa 1K, do Sebrae Startups. Por ser algo inédito, precisamos separar a comunicação em várias etapas, especialmente porque muitos empreendedores eram de outros estados e, portanto, tinham que ter tempo hábil de se organizarem para estarem presentes.
A equipe Dialetto foi igualmente responsável por mapear os jornalistas mais relevantes e interessados em cobrir assuntos que o evento iria abordar dentro dos segmentos de empreendedorismo, inovação e tecnologia. Além de mapear os conteúdos e palestrantes que estariam presentes, foi apresentado mais detalhes, pautas, histórias e personagens do ecossistema de inovação de Santa Catarina e Florianópolis que pudessem despertar o interesse extra destes profissionais de destaque da imprensa. Com as sinalizações positivas, fomos responsáveis por credenciar estes jornalistas e ajudar a viabilizar a vinda deles em formato de press trip, organizado em parceria com o Sebrae Nacional e de Santa Catarina. Além disso, para jornalistas da região ou próximos de Florianópolis e Santa Catarina foram feitos convites e o próprio credenciamento.
Sendo assim, também ajudamos os profissionais a encontrarem boas histórias, porta-vozes e personagens de destaque durante os três dias de evento, bem como organizamos e intermediamos entrevistas com palestrantes de destaque. Jornalistas de veículos como Estadão, Exame, Forbes, Gazeta do Povo, InfoMoney, IstoÉ Dinheiro, PEGN, Startupi, Startups, The Shift e outros estiveram presentes durante os três dias de evento e também produziram diversos conteúdos in loco.
Além disso tudo, o time realizou outras ações ao longo dos três dias, incluindo coberturas de palestras, participação nos estandes para a geração de materiais dos clientes, cobertura para as redes sociais e a produção e captação de áudio e imagem da primeira temporada do podcast A Jornada, do Sebrae Startups.