Urmobo

Descubra como nossa estratégia de marketing de conteúdo ajudou a Urmobo a crescer mais de 200%

Gestores da Urmobo

Sobre a empresa

A Urmobo é uma plataforma de gerenciamento de dispositivos móveis e gestão de ativos. Através de uma única console web, possibilita controle total de smartphones, tablets e coletores de dados. Garantindo, assim, mais segurança na rotina corporativa de muitas empresas.

Fundada em 2017, atua no Brasil, Colômbia, Chile, Argentina, Panamá e Equador, e reúne mais de 300 mil dispositivos gerenciados através da plataforma. Entre seus objetivos, destacam-se redução de custos e aumento da produtividade de colaboradores, assim como tornar os dispositivos móveis mais seguros e personalizáveis dentro das organizações.

Funcional e intuitiva, a equipe de suporte da Urmobo é reconhecida pelo seu excelente desempenho e ótima experiência oferecida ao cliente em toda a jornada de gerenciamento dos dispositivos.

O Desafio

Quando iniciamos a consultoria de inbound marketing com a Urmobo em fevereiro de 2022, alguns dos principais desafios eram: construção de jornadas para atrair potenciais clientes, criação de conteúdos para ampliar leque de canais de aquisição e atingir alianças estratégicas (co-marketing). Além disso, o cliente queria fortalecer o posicionamento e a autoridade da marca, para atrair clientes finais e, com isso, gerar mais leads.

Na época, o diretor e cofundador da Urmobo, Thiago Carvalho, que já havia terceirizado a produção de conteúdo, almejava levar sua estratégia digital para outro nível. Ou seja, ele buscava mais especialização e profundidade para atrair leads mais qualificados, uma vez que seu fornecedor anterior utilizou termos e pautas incorretas e argumentos rasos para a construção dos conteúdos.

Nesse cenário, o desafio era utilizar a estratégia de inbound marketing para educar o mercado e aumentar cada vez mais o tráfego orgânico. Ou seja, a solução que eles entregavam já estava aderente ao público e aos parceiros, porém era preciso repensar a comunicação e as estratégias de marketing para reforçar a autoridade da Urmobo como referência e transparecer o relacionamento com os parceiros.Além disso tudo, o blog da empresa já possuía uma grande quantidade de materiais publicados, sendo necessário avaliá-los e criar uma estratégia para melhorar seu ranqueamento.

Soluções

Iniciamos o projeto com o Diagnóstico em Marketing de Conteúdo , que contou com as seguintes etapas:

• Análise do site (visual e velocidade);
• Análise de concorrentes;
• Análise de legado;
• Produção de personas e jornadas de conteúdo;
• Planejamento editorial.

Ao longo da consultoria, percebemos que havia oportunidades de aproveitar e melhorar ao máximo os posts e materiais ricos já existentes. Assim como melhorar as taxas de rejeição dos conteúdos e aumentar a taxa média de leitura, que já era boa.

Sendo assim, uma das estratégias adotadas foi a otimização de blog posts, que é uma prática importante para manter o conteúdo relevante não só para o público, mas sobretudo para os buscadores, cujos algoritmos estão sempre mudando e, portanto, exigem adequação.

Com os primeiros resultados aparecendo, iniciamos o ano de 2023 produzindo mais materiais educativos, de aprendizado e descoberta, para entrar no mercado como fonte de referência em assuntos do setor de tecnologia, gerenciamento de dispositivos e atualizações voltadas para dispositivos android.

Além disso, começamos a realizar a estratégia de Product-Led Content (conteúdo guiado pelo produto), incluindo materiais ricos e blog posts de fundo de funil, auxiliando na geração de tráfego e conversão. Além disso, nos aproximamos do parceiros e realizamos alguns conteúdos em conjunto (guestpost) para destacar esse relacionamento e autenticar os serviços da Urmobo.

Junto às ações acima, nosso escopo de trabalho também incluia o desenvolvimento de conteúdos para e-mail, bem como a operacionalização na ferramenta de automação. Para aumentarmos o engajamento dos leads, incluímos nos meses de junho a agosto de 2023 alguns testes A/B para cada uma das segmentações, alterando, por exemplo, a chamada do botão de CTA e também mudando a localização do botão de teste.

Resultados

Só no período inicial, de Q1/2022 a Q2/2022, o site da Urmobo teve 70% mais visitantes, sendo que o canal orgânico atraiu 51% mais visitantes.

Com os bons números, o projeto da Urmobo continuou na Dialetto, o que permitiu que as estratégias adotadas se consolidassem ainda mais. Para se ter uma ideia, no Q4/22, tivemos 30.949 sessões orgânicas e 1.073.000 impressões.

Com todo o desenvolvimento ao longo de 2023, a partir das ações que mencionamos e o somatório de estratégias, fechamos o ano com mais de 100 mil sessões orgânicas. Apenas no comparativo dos últimos meses, no Q4/23 tivemos um aumento de 67% em relação à Q4/22. No número de impressões, crescemos 122%.

Sem falar que, a Autoridade de Domínio (DA) cresceu 14 pontos de dezembro de 2021 até fevereiro de 2024, passando de 14 para 28 – com perspectivas de crescimento.

Os testes A/B nos e-mails levaram a um aumento de cliques nos links divulgados, chegando a uma taxa média de abertura de 25,36% e taxa média de cliques de 3,35% nos últimos meses de 2023 (sendo a média de bases de clientes engajados, desengajados e parceiros engajados).

Junto à estratégia comercial do time interno de vendas da Urmobo e a demanda por soluções, a Dialetto, apenas com estratégias de marketing de conteúdo e acesso orgânico, auxiliou para que em 2023 a empresa tivesse um crescimento de 250%, conquistando clientes de todos os portes e novos contratos com o segmento público, segundo o COO da Urmobo em entrevista para a Startups.

Números de impacto: Crescimento de 14 pontos na Autoridade de Domínio Mais de 6 mil palavras-chave ranqueadas no Google, sendo mais de 800 na primeira página e 63 na primeira posição; Conquista de 24 Snippets; 19 mil backlinks em 198 domínios de referência; Maior taxa de abertura de e-mails (Newsletter) para base de parceiros engajados, sendo 35% de abertura e taxa de 8% de cliques. Fonte de dados: Semrush, RD Station e Google Analytics

“Desde o início, a Dialetto sempre foi muito prestativa e trouxe novas ideias para ajudar no posicionamento orgânico da Urmobo – e os resultados só comprovam isso. Eles são parceiros mesmo, entendem do negócio e estão nos ajudando a fortalecer a marca e aumentar a geração de leads.” Thiago Carvalho, Diretor e Co-fundador da Urmobo

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