10/07/2025

Como um bom planejamento de pauta ajudou a Data Rudder a conquistar espaços em veículos Tier 1

Como um bom planejamento de pauta ajudou a Data Rudder a conquistar espaços em veículos Tier 1

A Data Rudder é uma empresa de Florianópolis (SC), especializada em inteligência antifraude, fundada pela cientista de dados Rafaela Helbing e pela UX designer Thais Nolasco. Somente entre janeiro e abril de 2025, uma das principais tecnologias oferecidas pela startup, o DeLorean Antifraude Transacional, bloqueou mais de 400 mil tentativas de golpe, evitando prejuízos superiores a R$ 4 bilhões. A empresa é cliente Dialetto desde abril de 2025, contando com nossa especialização em Relações Públicas e assessoria de imprensa.

Os resultados obtidos pela Data Rudder nos primeiros meses do ano, assim como a expectativa de alcançar 20% do volume total de operações do PIX no Brasil até o fim deste ano, foram o ponto de partida para a produção de um release institucional no formato Cartão de Visitas: pauta voltada para a apresentação (ou reapresentação) da companhia. Ainda durante o processo de aprovação do texto, iniciamos o planejamento estratégico de divulgação, priorizando veículos de imprensa com alto potencial de impacto, chamados Tier 1.

Planejamento de pauta e distribuição

Acompanhar o noticiário é parte da rotina diária de um analista de relações públicas. E foi assim que identificamos no Valor Econômico uma repórter com histórico de cobertura sobre fraudes envolvendo o PIX. Com o release aprovado, ela foi a primeira jornalista contatada, e recebeu o material com exclusividade.

A abordagem direcionada gerou interesse imediato da profissional, que solicitou uma entrevista complementar com a CEO da startup. Em menos de uma semana, a matéria foi publicada no Valor Econômico, com retorno de mídia estimado em R$ 135.590,00. No mesmo dia, a reportagem também foi destaque na home do site Globo.com, ampliando significativamente a visibilidade da Data Rudder.

Destaques:

* Relacionamento qualificado com a imprensa: o contato exclusivo com uma jornalista especializada resultou em maior profundidade na cobertura e contribuiu para o fortalecimento do relacionamento com o veículo;

* Monitoramento de noticiário como ferramenta de oportunidade: a leitura diária dos veículos de referência permitiu identificar o momento e a repórter ideais para a abordagem;

* Alinhamento com a editoria certa: o direcionamento correto acelerou o processo de publicação, garantindo alta exposição em curto prazo e gerando satisfação ao cliente.


Sobre o autor

Dialetto

Receba informações
e notícias em seu e-mail

Li e aceito os termos da Política de Privacidade