16/03/2016

7 erros comuns na produção de textos para internet (#5 é o pior deles)

produção de textos
Produção de textos para web é problema na sua empresa? O artigo de hoje pode ser útil. O Inbound.tech recebe novo texto de Henrique Carvalho, editor do Viver de Blog. Ele, que já escreveu aqui sobre ferramentas de marketing digital, produziu um artigo com 7 erros comuns na produção de textos para internet. Boa leitura!

Você já se viu nessa situação?

Passa horas do seu dia na produção de textos para seu blog ou site e finalmente quando o publica…nada.

Nem sua mãe pára para ler e comentar seu artigo.

Você pensa: afinal de contas, o que eu fiz de errado?

A verdade é que muitos blogueiros (as) iniciantes e até mesmo alguns mais avançados cometem erros que podem parecer pequenos mas que fazem grande diferença na produção de textos.

Veja a lista que separamos com os erros mais comuns cometidos na produção de textos para internet e descubra se você anda cometendo alguns deles:

1. Produção de textos que ignora keywords

8 Modelos de Introdução Impossíveis de Serem Ignoradas (10)

 

Produção de textos para internet é muito mais que uma tarefa que envolve inspiração e criatividade.

É preciso escrever com estratégia.

E o que eu quero dizer com isso?

Veja nosso exemplo: cerca de 60% do tráfego do Viver de Blog chega via busca orgânica.

No entanto, isso não se deve somente à produção de conteúdos de excelente qualidade somente.

Antes de cada artigo fazemos uma extensa pesquisa através de ferramentas como o Google Keyword Planner e o MOZ para finalmente decidir qual será a palavra-chave do nosso texto.

Esse termo ganhará destaque no decorrer do texto e em locais estratégicos:

  • Título
  • Slug
  • Meta-descritpion
  • Subtítulo H2 e H3 (quando houver)
  • Nos meta-atributos das imagens (como alt-tag)
  • E no corpo do texto em si.

2. Focar a produção de textos somente nos mecanismos de busca

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Você já aprendeu a importância do uso da palavra-chave. Mas é preciso ter cuidado para escrever pensando somente em palavras-chave.

Lembre-se que seus leitores são seres humanos e não os robôs do Google.

E esses esperam uma leitura agradável.

Além disso, o Google consegue identificar esse tipo de texto, punindo os blogs e sites que não geram uma boa experiência ao usuário.

3. Entregar o segredo logo no começo do texto

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Ao ler seu título e sua introdução, o leitor deve já entender o contexto do que está por vir.

Até para que ele decida se o assunto é de seu interesse ou não. Mas ao mesmo tempo, é preciso instigar sua curiosidade.

E tenha certeza que se você der todas as respostas para o leitor no primeiro parágrafo, ele não terá mais motivos para continuar lendo.

A estratégia ideial para um bom início de texto é criar um “loop” emocional que será fechado na conclusão do texto, levando assim o leitor a fazer a jornada junto com você.

4. Formas erradas de chamar atenção

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Chamar atenção na internet, no meio de tanto conteúdo, certamente não é tarefa das mais tranquilas.

Para não correr o risco de passar despercebido, quem trabalha com produção de textos recorre ao uso excessivo de certos elementos:

  • CAIXA ALTA. Lembre-se que termos em maiúsculas indicam que você está gritando.
  • Itálico: ele costuma ser usado para termos em outros idiomas – de preferência, palavras que não são usadas no dia a dia;
  • Negrito: bom para chamar a atenção de pontos importantes ou para destacar a palavra-chave.
  • Cores chamativas (sem propósito).

5. Descumprir as promessas feitas no título do texto

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O título do seu artigo é o ponto de contato inicial do leitor. E se ele não se interessar e falhar em abrir, adeus leitura.

Mesmo que todo seu conteúdo seja digno de um Oscar, Nobel ou Pulitzer.

Não adianta montar um título matador, cheio de soluções de problemas ou ideias disruptivas, se seu conteúdo não cumpre o que promete.

Faça sim um título impressionante e cheio de promessas, mas por respeito a seu leitor, cumpra todas elas no seu conteúdo.

Com essa fórmula, não haverão limites para seu artigo.

6. Produção de textos com blocos gigantes

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As pessoas não leem na internet. Elas escaneam pelo conteúdo a procura de algo dentro do texto que as interesse.

Blocos gigantes de texto não facilitam em nada essa tividade, pois não dão um ponto de entrada no texto.

Separar o artigo em tópicos e subtópicos relevantes (H1, H2, H3) parágrafos curtos, de no máximo 5 linhas, usar negrito para destacar pontos importantes e fazer uso de listas e blockquodes são boas práticas para textos de blogs e sites.

7. Esquecer a revisão

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Seja honesto(a), você realmente acha que consegue escrever um texto sem cometer erros ortográficos? Ou gramaticais?

Parece muito pouco provável.

Erros são comuns. Dos mais graves aos mais bobos.

Não duvide que seu público irá perceber se você cometer qualquer tipo de erro.

Deixe a revisão para um outro momento – ou, como costuma-se dizer, “deixe o texto esfriar”. Melhor ainda se outra pessoa puder fazer a revisão também.

Garanto que com essas sete dicas você já pode começar a prestar mais atenção naquilo que produz, cometer menos erros bobos e ver seus textos sendo completamente lidos.

Mas se você quer realmente turbinar sua produção de texto, confira o artigo completo Os maiores segredos da produção de texto: tudo o que você precisa saber para transformar seus leitores em fãs apaixonados para saber mais sobre:

• Os 5ps para planejar seu conteúdo
• A importância do Calendário Editorial
• Como contornar o Bloqueio Criativo
• Dicas para o processo de produção de conteúdo

Garanto que seus textos nunca mais serão os mesmos.

Espero que tenham gostado.

Forte Abraço

Henrique Carvalho

Marketing digital para empresas de tecnologia


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