18/11/2015

Como um blog especializado ajuda a construir autoridade dentro da área de TI

blog especializado

Autoridade e confiança são peças determinantes para o sucesso: quem está na frente nesses dois quesitos com certeza será lembrado na hora de atrair clientes e fechar vendas. Uma empresa que atua em qualquer ramo poderia se beneficiar das vantagens de investir em marketing de conteúdo. Entretanto, um blog especializado tende a fazer ainda mais diferença para os negócios na área de TI.

Por que um blog especializado ajuda a construir autoridade dentro da área de TI

Em primeiro lugar, o público precisa ser educado sobre tecnologia. Se você trabalha com TI, explicar o seu produto para quem nunca ouviu falar dele tende a ser uma tarefa difícil. Pode parecer impossível atrair clientes caso você não tenha bons argumentos para mostrar como o investimento no seu produto se reverterá em ganhos. Especialmente em empresas B2B, é fundamental que o público-alvo saiba que investir em tecnologias pode acarretar em aumento de produtividade, de qualidade e, consequentemente, de lucro nas empresas.

Um blog especializado vai muito além de vender produtos e serviços. O principal objetivo é gerar conteúdos que eduquem possíveis clientes. E é a partir de artigos, vídeos ou outros materiais educativos sobre a sua área de atuação que será construída a autoridade da sua empresa. Se você desenvolve um software para gestão de tempo, por exemplo, não escreverá apenas sobre o funcionamento da tecnologia, também abordará dicas de produtividade, organização pessoal, entre outros tópicos que possam estar relacionados ao seu produto. Lembrando que, para tornar-se autoridade, não basta postar — as publicações devem ter qualidade e relevância para os leitores.

Depois de educar o seu público-alvo e criar a necessidade do que é ofertado pela sua empresa, você pode optar por focar as publicações no seu produto ou serviço e partir para estratégias de venda. Assim funciona a jornada de compra no marketing de conteúdo. Mas vale lembrar que a construção de autoridade independe desse fim comercial. Muitos advogados, por exemplo, mesmo proibidos pelo Código de Ética e Disciplina da OAB de fazer publicidade de seus serviços, inclusive na internet, mantêm um blog especializado para discorrer sobre especificidades de suas áreas de atuação. Com isso, todos saem ganhando: o público, que tem mais uma fonte de conhecimento especializada, e o profissional, que consolida-se como referência no mercado.

E por onde eu começo meu blog especializado?

Recomendo fortemente planejar uma estratégia consistente antes de escrever. Esse direcionamento ajuda em dois pontos:

  • Impede a criação de conteúdos genéricos e que, provavelmente, já estão commoditizados;
  • Ajuda a colocar, dentro do contexto certo, os conteúdos de teor mais comercial, de acordo com a jornada de compra que você estabeleceu.

Para criar essa documentação estratégica temos duas recomendações: procure uma agência de inbound marketing especializada ou busque recursos internos para começar o projeto. No nosso e-book “Marketing digital para empresas de tecnologia”, detalhamos com um pouco mais de profundidade essa questão.

Você, empresário da área de TI, já tem seu blog especializado? Caso ainda não tenha, o que está esperando para começá-lo? Compartilhe suas dúvidas conosco nos comentários  

Crédito de imagem: Sophieja23/CC

Autora original: Marina Noceti


Sobre o autor

Dialetto

Receba informações
e notícias em seu e-mail

Li e aceito os termos da Política de Privacidade