25/11/2015

Requisitos do profissional de marketing para empresas de tecnologia

profissionais de marketing

Os empreendedores que investem no desenvolvimento de soluções tecnológicas também precisam planejar a gestão de marketing, que fará o seu produto chegar ao consumidor, trazendo o retorno esperado.  De nada adianta criar o melhor software se você não souber vendê-lo. É possível que o seu concorrente ofereça um produto com menos benefícios, mas um posicionamento mais adequado para ganhar o mercado. O marketing e a tecnologia precisam caminhar juntos e o profissional de marketing exerce um papel fundamental nessa caminhada.

3 requisitos essenciais para o profissional de marketing

  1. Curiosidade e Iniciativa

Dizem que é a curiosidade que move o mundo e ela é um requisito essencial ao profissional de marketing. É preciso estar sempre atento às novidades, tendências, lançamentos e estratégias e ter a iniciativa de buscar a informação. Com a internet fica mais fácil de acompanhar ações globais, que podem inspirar e orientar a sua atuação. O profissional de marketing é o elo entre a empresa e o mercado, por isso precisa estar sempre pronto a descobrir novas perspectivas e pontos de vista. Não basta esperar pela informação é preciso iniciativa para buscá-la.

  1. Conhecimento

O profissional de marketing que atua em empresas de tecnologia precisa conhecer os aspectos técnicos das soluções que oferece, seus diferenciais, facilidades e benefícios. Quanto mais consistente for o conhecimento do profissional de marketing sobre a área de atuação, mais eficazes podem ser os resultados alcançados. Mas, também é preciso conhecimento em marketing para traçar um planejamento estratégico que atenda aos objetivos da empresa de tecnologia onde atua. Na era digital o ambiente de marketing está em constante transformação, alcançando novas plataformas e cabe ao profissional acompanhar e aproveitar essa evolução.

  1. Visão Estratégica

Se o profissional de marketing tiver curiosidade, iniciativa e conhecimento aliado à visão estratégica terá os requisitos essenciais atuar numa empresa de tecnologia. A visão estratégica é fundamental para a captura e interpretação de dados, sejam eles de ferramentas analíticas ou do vindos próprio mercado. O planejamento de estratégias envolve desde testes A/B para conhecer melhor o perfil consumidor até business intelligence. Portanto, o profissional de marketing deve ficar atendo aos indicadores e métricas, são eles que apontarão o melhor caminho a seguir.

Por fim, além do profissional de marketing, outra alternativa é buscar agências especializadas no segmento de tecnologia. Com a expertise na área de software, hardware e serviços para a web, a agência pode contribuir estrategicamente com soluções que auxiliam na projeção de sua empresa.

Crédito de imagem: Heisenberg Media/CC

Autora original: Lisiane Moraes


Sobre o autor

Dialetto

Receba informações
e notícias em seu e-mail

Li e aceito os termos da Política de Privacidade