Paripassu

Como a Paripassu obteve 53% mais leads orgânicos e ampliou em 70% suas vendas via ferramentas
de busca em um ano

Sobre a empresa

A PariPassu nasceu em 2005 na cidade de Florianópolis. A empresa oferece tecnologias de rastreabilidade e gestão de processos de qualidade para todos os elos da cadeia de alimentos, contribuindo para que o produto entregue ao consumidor final seja seguro e de qualidade. Tem um time de especialistas que trabalha lado a lado com os clientes para que sejam mais eficientes, ágeis e tornem suas empresas mais rentáveis e com menos perdas e desperdícios.

As ferramentas da PariPassu possibilitam que as empresas do segmento gerenciem com eficiência sua cadeia de alimentos e capturem todos as informações necessárias para atender a legislação vigente, unindo rastreamento e inspeção de qualidade de ponta a ponta para identificar e garantir a segurança dos alimentos.

Desafio

Desde 2005, a PariPassu trabalha com a produção de conteúdos internamente, tendo uma estratégia digital bem consolidada, com mais de 200 posts publicados e mais de 100 conteúdos ricos. O principal desafio do projeto era ampliar os resultados de vendas influenciadas por canais digitais, em relação às estratégias de outbound, com foco principal nos canais orgânicos e ações de inbound.

Outro objetivo do projeto era alcançar a persona decisora para o CLICQ – solução para automação no controle de qualidade para produtos e processos.. Anteriormente, a produção de conteúdo da PariPassu era focada em outro sistema e por isso, desejavam ampliar o volume de conteúdos, principalmente de topo de funil para o CLICQ.

Estratégia

Para alcançar esses objetivos, iniciamos o projeto com uma consultoria de marketing de conteúdo e SEO, em janeiro de 2022.

Na primeira etapa, desenhamos 3 personas prioritárias de Coordenação dos segmentos de Indústria e Varejo. Foram realizadas entrevistas em profundidade com clientes da empresa para identificar as dores, temas de interesse e outras informações relevantes. Esse processo foi essencial para entender melhor o perfil dos decisores, uma vez que, até então, a maioria das conversões recebidas eram do time operacional das empresas de varejo e indústria, e o ciclo de vendas era muito longo.

Além disso, com o desenho de personas, foi definida a estratégia de conteúdos, as palavras-chaves principais para o negócio e otimizações necessárias dos materiais legados. Ao longo do projeto, foram produzidos posts, long posts e posts épicos aprofundados para as personas, com alta qualidade técnica, a partir de estudos, dados de mercado, pesquisas e exemplos práticos que entregam valor para os potenciais clientes, tais como:

Novo ICP

Acompanhando a estratégia de negócios da PariPassu, em outubro de 2022, realizamos uma nova etapa de desenho de personas a partir do novo ICP (Perfil de Cliente Ideal). Foram realizadas entrevistas com influenciadores e decisores, para validar e aprofundar as informações sobre o perfil de cliente ideal.

Essas novas personas foram integradas à estratégia de conteúdos, com a definição de palavras-chaves relacionadas, jornada de compras e produção de materiais. O objetivo é alcançar essas personas com conteúdos ainda mais estratégicos para apoiar no crescimento das vendas.

Resultados do projeto

Em 1 ano de projeto junto à Dialetto, os conteúdos do blog tiveram um aumento no tráfego orgânico, na conversão de leads e oportunidades, assim como um melhor ranqueamento.

Aplicando segmentações, identificamos que houve um crescimento de 39% de visitantes a partir da busca orgânica e 49% por tráfego direto nos materiais da Dialetto. No total, os conteúdos produzidos e otimizados no período tiveram mais de 38 mil visitantes (46,8% a mais que em 2021).

Outro destaque geral foi o aumento de leads e oportunidades. Em relação a 2021, a PariPassu teve um aumento de 53% no número de leads e 10% no número de oportunidades. Além disso, viu suas vendas com origem orgânica crescer em 70%!

Resultados gerais: + 5 personas desenhadas + 50 conteúdos produzidos (Post e Long Posts) + 20 materiais ricos desenvolvidos para conversão de novos leads + 50 snippets (posição zero do Google) + 15 kws altamente estratégicas ranqueado na primeira página do Google + 1000 Kws ranqueando até a 10º posição + 4400 Kws ranqueadas

Otimizações

Como a PariPassu já possuía um grande volume de conteúdo legado, foram realizadas diversas otimizações para kws que ainda não estavam ranqueando bem. Essa otimização consiste em rever todo o texto, dados e critérios de SEO, complementando o conteúdo e tornando-o ainda mais aprofundado e atual. Essa atualização permite que o conteúdo ranqueie para novas kws secundárias e melhore o desempenho geral.

Um exemplo foi o conteúdo sobre Boas práticas de Fabricação. O conteúdo original havia registrado 71 mil impressões entre agosto e outubro de 2022. No quarto trimestre, após a otimização, o material obteve 94 mil impressões. A taxa de cliques também aumentou, passando de 2,6 mil para 3,06 mil cliques. Além disso, o ranqueamento da palavra-chave principal “boas práticas de fabricação” melhorou, e ficou em segundo lugar nos resultados de busca.

 

“As ações realizadas ao longo do ano pela Dialetto tiveram um impacto significativo nos resultados do nosso time como um todo. As estratégias foram muito eficazes em aumentar a visibilidade da nossa empresa, gerar leads qualificados e aumentar as vendas. Além disso, a equipe da Dialetto tem sido muito proativa em identificar oportunidades de melhoria e em fazer ajustes nas estratégias para garantir que estamos sempre alcançando nossos objetivos.”

 

 

“Vemos a parceria com a Dialetto como essencial para o sucesso da nossa empresa. A equipe da Dialetto tem sido muito eficaz em entender nossas necessidades, e em criar estratégias de marketing personalizadas e eficazes para atingir esses objetivos. Além disso, a comunicação e o relacionamento com a equipe são excelentes, o que torna a parceria ainda mais valiosa.”

 

Linha do tempo
Paripassu + Dialetto

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