16/11/2016

4 dimensões para ser sustentável, segundo Martha Gabriel

ser sustentável

 

Em francês, sustentabilidade é durabilité. Para Martha Gabriel, escritora, palestrante e consultora em marketing digital – “CDF para caramba”, como ela mesma se definiu durante o RD Summit 2016 ser sustentável é durar mesmo quando deixar um projeto para trás. “Quando passo por uma empresa ou dou palestra em uma cidade, e mesmo indo embora consigo deixar algo, sou sustentável”, explicou.

De acordo com Martha, para ser sustentável é preciso ver o que há além da técnica. O bem-estar (econômico, ambiental, físico, mental, no trabalho, social e político) é indispensável para uma vida sustentável. “A tecnologia ajuda a resolver muitas das escassezes do mundo, inclusive a de recursos naturais, que é predominante em nossa era. Hoje alguém com um smartphone tem mais recursos do que o presidente dos Estados Unidos tinha há 30 anos. Apesar disso, ainda não conseguimos resolver a escassez de felicidade”, disse.

Existem quatro dimensões essenciais para a sustentabilidade do ser humano. Martha Gabriel explica quais são e como elas nos ajudam a ser sustentável:  

  • Dimensão física

Se você não tem saúde física, não é possível alcançar as demais dimensões. Sentar é o novo fumar, além de não fazermos exercícios físicos, estamos o tempo todo em frente a telas. Às vezes, isso compromete até o nosso sono, e nós precisamos dormir de sete a nove horas para produzir hormônios. Mens sana in corpore sano – mente sã num corpo são é o que temos que buscar para ser sustentável.

  • Dimensão mental

Esta é a dimensão ligada à tomada de decisões. Atualmente vivemos em uma epidemia de estresse e as maiores causas são carga de trabalho, problemas com pessoas e falta de segurança no emprego. Para escapar disso e ser sustentável, é fundamental cultivarmos bons relacionamentos, trabalhar a empatia e buscar o autoconhecimento. Lembre-se: o normal é medíocre, e nem sempre o correto. E quando eu não me conheço, quero ser igual a todo mundo.

  • Dimensão espiritual

Quem sobrevive é quem tem um propósito maior. E para ser sustentável, um propósito deve ser a soma do que você ama, com o que você faz bem e o que o mundo precisa. Mas, antes de resolver os problemas do mundo, é preciso cuidar de si mesmo. É como ensinam nas instruções de segurança em caso de emergência durante o voo: primeiro você põe a máscara para depois ajudar o outro.

  • Dimensão ética

A ética é o que regula a sociedade para continuarmos fazendo o que é certo mesmo quando não é o mais interessante para nós. Ela é necessária inclusive para manter relacionamentos. A etiqueta, por exemplo, é uma pequena ética para sentar à mesa com alguém. Para ser sustentável, é necessário cumprir com os valores da sociedade.

Para Martha, 40% de nossa capacidade de felicidade tem a ver com saber mudar e se adaptar. Se você quiser ser sustentável, tome cuidado com o vazio de uma vida cheia.

Crédito da foto: Eduardo Pacheco / Divulgação RD Summit

Autora original: Marina Noceti


Sobre o autor

Dialetto

Receba informações
e notícias em seu e-mail

Li e aceito os termos da Política de Privacidade