24/05/2022

Cinco dicas para porta-vozes de empresas em entrevistas para jornalistas

Cinco dicas para porta-vozes de empresas em entrevistas para jornalistas

Toda empresa precisa de pelo menos uma pessoa que fale por ela. Ao dar entrevistas para jornalistas, é importante que essas pessoas se preparem para representar e dar rosto a uma corporação. 

Esse posto exige dedicação e treino, principalmente em uma entrevista para a imprensa. A pessoa porta-voz deve conhecer detalhes sobre a empresa e saber além das suas funções no dia a dia. Por isso, por mais simples que seja falar para jornalistas sobre onde você trabalha todos os dias, é importante ter conhecimento. 

Para saber mais como se preparar, reuni aqui cinco dicas principais para quem quer ser porta-voz: 

1. Conheça sua empresa e o mercado

Parece básico, mas a pessoa que assume o papel de porta-voz deve saber detalhes além da rotina do dia a dia. É comum C-levels darem entrevistas sobre temas variados, como práticas de gestão de pessoas, mercado, lançamentos de novos produtos. Por isso, é importante ler o briefing da assessoria de imprensa e acompanhar os pontos principais discutidos internamente. Saber quais informações são sensíveis e quais devem ser divulgadas é outro ponto. Leia notícias e se informe sobre o setor, pois esses temas também podem entrar na conversa com jornalistas. 

2. Tenha postura

Conseguir uma entrevista não é uma tarefa fácil. Por isso, compreenda que o tempo dos jornalistas é tão valioso quanto o seu. Tente não se atrasar e esteja presente na conversa, ou seja, evite responder e-mails ou fazer outras tarefas. Prestar atenção é essencial para evitar que informações erradas apareçam na imprensa. Mantenha a educação e o respeito mesmo em perguntas mais sensíveis. Mais uma vez, preste atenção no briefing da assessoria de imprensa, pois lá estarão orientações prévias sobre citação ou exibição da marca (em entrevistas para a TV, por exemplo). 

3. Evite termos técnicos e estrangeirismos

A pessoa porta-voz precisa ser clara e objetiva. Em tecnologia, é comum o uso de termos pouco conhecidos pelo grande público. Exercite a didática e lembre-se que nem todas as pessoas sabem os impactos das soluções da sua empresa no mercado. Empatia é essencial para uma boa comunicação. Caso perceba que há algum desentendimento, peça para que a pessoa repita sua resposta e esclareça com calma. Usar estrangeirismos pode confundir e tornar difícil passar a mensagem de forma correta.

4. Não peça para ler a reportagem antes de publicada

Este é um pedido que não se deve fazer a jornalistas. Dar entrevistas é estabelecer um laço de confiança. Mesmo que a assessoria de imprensa tenha agendado a conversa não há como determinar o que será publicado em uma matéria que não seja paga (branded content). Respeite a liberdade de imprensa e saiba que se houver uma informação errada, a assessoria pode pedir a correção. 

5. Peça feedbacks da assessoria de imprensa

Mesmo que tenha experiência em dar entrevistas, ouça a assessoria. Como especialistas, nós sabemos quais posturas devem ser evitadas e quais os pontos fortes em uma entrevista. Não leve para o lado pessoal e compreenda que o feedback é importante para passar uma impressão e credibilidade, além de ajudar a dar mais segurança. 

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Sobre o autor

Caroline Passos

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