11/09/2020

Porque investir em podcast é uma boa estratégia para as empresas

Porque investir em podcast é uma boa estratégia para as empresas

Os podcasts estão ocupando espaço no mundo todo. Segundo o levantamento State of the Podcast Universe, da Voxnest, o Brasil está entre os três países que mais produzem podcast. Exemplo disso são grandes empresas como Visa e Magalu que lançaram recentemente seus próprios programas. Além disso, já é comum marcas de diferentes setores patrocinarem produções independentes ou atreladas a veículos de imprensa.

Podcast é um meio de comunicação nichado, que atinge com precisão o público-alvo e facilita o engajamento, além disso, fornece informações importantes para a estratégia de marketing e comunicação. Para se ter uma ideia, a preocupação em atender as demandas do público é tamanha que as próprias plataformas de streaming estão se adaptando para garantir embasamento aos produtores de podcast.

Conteúdo nichado com métricas precisas

Recentemente, a Deezer lançou um app que gera métricas justamente para aprimorar o planejamento dos programas. O aplicativo Analytics by Deezer permite que as produções melhorem a experiência dos usuários com base nos dados gerados pelos próprios ouvintes. O Spotify há muito tempo fornece informações como gênero, idade e localidade. Enquanto o Anchor.fm, uma plataforma para produção e postagem de podcasts, agrega informações de sete plataformas de streaming, incluindo Spotify e Google Podcasts.

Oportunidade de co-marketing e autoridade

Em se tratando de inbound, o podcast pode ser uma estratégia de co-marketing, reunindo empresas e clientes ou até mesmo parceiros em um mesmo programa. É uma forma de conquistar credibilidade e também se posicionar como especialista em uma área ou assunto. Na Dialetto, lançamos em novembro de 2019 o podcast Ecossistema com o propósito de divulgarmos o setor tech catarinense, além de outros temas relacionados a tecnologia. Por isso, não restringimos os entrevistados aos nossos clientes, por exemplo.

O objetivo é entregar um conteúdo de interesse para quem ouve bem como dar espaço para empreendedores e especialistas do nosso ecossistema. É uma forma de conectar diferentes atores do setor, reconhecendo o papel de autoridade deles em suas áreas de atuação. Também pensamos em como colocar em pauta assuntos variados, que sejam relevantes para as pessoas que atuam em tecnologia.

Episódios definidos pelo perfil de público

Para melhorar a experiência do ouvinte — respeitando os diferentes perfis de público — dividimos os episódios em três frentes: Ecossistema Explica, Ecossistema Tech Power e Ecossistema Empreendedor. O primeiro trata de assuntos mais gerais em tecnologia, lançamentos e novidades. O segundo fala de Diversidade e é produzido em conjunto com a Tech Power, iniciativa das mulheres da Dialetto que apoia iniciativas de inclusão de mais mulheres em cargos de programação, por exemplo. E o último é uma série de bate-papos com empreendedores catarinenses. Alguns episódios já estão no ar! Basta acessar o site ecossistema.tech.

Saiba mais sobre podcast ouvindo o episódio que gravei com o diretor executivo da Dialetto, Rodrigo Lóssio:


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Sobre o autor

Caroline Passos

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