01/03/2021

Marketing em TI: algumas conclusões a partir da pesquisa Ecossistema Report

Marketing em TI: algumas conclusões a partir da pesquisa Ecossistema Report

Aqui na Dialetto nós trabalhamos com empresas de tecnologia há mais de 10 anos. E nessa trajetória, os departamentos de marketing em TI são nossos parceiros. Para nós, é importantíssimo trabalhar afinados com esses setores e profissionais, entendendo suas angústias e necessidades.

Para entender um pouco mais esses setores (e para compartilhar com o público parte desse conhecimento), organizamos a primeira edição da Ecossistema Report: uma pesquisa com profissionais de marketing de empresas de tecnologia. Nesse estudo, tentamos mapear a estrutura desses departamentos, suas prioridades, o tipo de investimento que eles recebem e quais são suas apostas para o futuro. 

Você pode conferir os resultados completos da pesquisa Ecossistema Report aqui. De toda forma, compartilhamos abaixo algumas percepções retiradas do estudo. Cruzamos os resultados coletados lá com nossa experiência nesse mercado.

Bom proveito!

 

Marketing em TI: equipes enxutas, focadas nos resultados

Segundo nossa pesquisa,  as equipes de marketing costumam ter, na sua maioria, entre 2 e 5 pessoas – essa foi a resposta de 41,7% dos entrevistados. O tamanho enxuto dos times sempre foi uma constante, com uma consequência: a terceirização de alguns serviços. Perguntamos para os nossos entrevistados quais serviços são mais internalizados ou terceirizados dentro das empresas de tecnologia. Segundo eles, as atividades que costumam ser mais executadas internamente são:

  • Marketing de conteúdo
  • Inbound marketing
  • Redes sociais

Enquanto agência de marketing para empresas de tecnologia, acompanhamos por muito tempo essa tendência de internalização do inbound, do marketing de conteúdo e da Social Media (que, por muitas vezes, é utilizada como canal de SAC, além de meio comercial). 

No entanto, ao questionarmos os serviços mais terceirizados pelas empresas, “Marketing de conteúdo” e “Inbound marketing” também aparecem nas principais respostas. Por mais que exista demanda por internalização, é um tipo de serviço que com alta demanda (e boa oferta de empresas e profissionais especializados).

Ainda nesse sentido, cabe destacar outros serviços entre os mais terceirizados pelos departamentos de marketing:

  • Assessoria de imprensa: o uso de empresas especializadas aumenta as chances de um bom relacionamento com a mídia, experiência e profissionalismo neste trabalho. Existem alguns casos, principalmente entre organizações maiores, de internalização desse serviço, mas são situações raras.
  • Mídia paga: uma demanda crescente e cada vez mais importante dentro do “cardápio” dos departamentos de marketing das empresas de tecnologia

Essas ferramentas, sejam internas ou externas, são importantes para que os departamentos de marketing alcancem os objetivos traçados pelas empresas. Perguntamos para nossos entrevistados “qual o maior objetivo da sua empresa quando o assunto é comunicação?”. As principais respostas foram:

  • Vendas (31,7%)
  • Expansão de mercado (28,3%)
  • Apresentar ou consolidar a marca ao público-alvo (28,3%)

Em suma, boa parte das organizações usa seu marketing para geração de novos negócios, com branding e apresentação de marca de forma complementar. Considerando uma pesquisa aplicada dentro de um contexto de pandemia, com mercados ainda em choque e instáveis, é uma resposta normal e esperada.

Essa preocupação com a parte comercial também aparece em outra pergunta: “quais os desafios enfrentados pela sua empresa em relação à comunicação”. A maior parcela dos entrevistados apontou “qualificação de leads para vendas” como um problema – algo bastante comum dentro de times de marketing orientados a vendas, principalmente B2B. A qualificação é um problema ainda mais latente quando as empresas trabalham algum tipo de estratégia de inbound marketing – e os entrevistados têm essa metodologia no seu “cardápio”, seja interna ou externamente.

Perspectivas e apostas para o futuro

Depois de analisar a estrutura dos departamentos de marketing para TI, fizemos algumas perguntas sobre investimentos e apostas para o futuro. Segundo os entrevistados, as estratégias que serão mais priorizadas pelos setores de marketing nas empresas de tecnologia são (em ordem decrescente):

  • Mídia paga
  • Inbound marketing
  • Marketing de conteúdo
  • Redes sociais

Se essas empresas têm problemas para qualificar leads, todas essas ferramentas fazem bastante sentido nesse contexto. Perguntamos também quais seriam as principais apostas (ou tendências) para o ano de 2021. Os resultados mais respondidos (em ordem decrescente) foram:

  • Marketing personalizado;
  • Vídeo marketing;
  • Data driven marketing;
  • Enriquecimento de leads.

Novamente temos ferramentas que, dentro de um contexto de marketing e vendas integrados, conseguem gerar leads qualificados e um bom volume de oportunidades de negócio.

Por fim, fizemos uma pergunta sobre o impacto da pandemia nos investimentos. As respostas foram bem divididas, mas a maioria (51,7%) alegou não ter sofrido esse impacto.

Um pouco do perfil das empresas

Para fechar, uma breve contextualização da nossa pesquisa, para você entender o público que entrevistamos. Como se trata da primeira edição, nossa amostra é pequena – pretendemos aumentar esse número nas próximas edições. Foram 79 participantes ao todo – perguntamos a eles se trabalhavam em empresas de tecnologia e 60 deles responderam “Sim”. Consideramos apenas esse grupo para a pesquisa.

Perguntamos os segmentos de negócio das empresas dos participantes – era possível escolher mais de um. As opções mais apontadas foram (em ordem):

  • Gestão;
  • Atacado / Varejo;
  • Vendas e Marketing.

A maioria dos entrevistados trabalha em empresas B2B (64,6%). Também questionamos o porte das empresas, considerando os critérios do SEBRAE de número de funcionários. A maioria dos participantes (36,7%) trabalha em organizações de pequeno porte (entre 10 a 49 empregados).

Pesquisa Ecossistema Report: cenário dos departamentos de marketing em TI. Confira!
Pesquisa Ecossistema Report: cenário dos departamentos de marketing em TI. Confira!

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