22/06/2016

Assunto polêmico: vamos falar sobre pop-ups

 pop-ups

Ok. Talvez existam assuntos mais polêmicos. Mas a questão dos pop-ups realmente divide opiniões.  Há quem adore distribuir pop-ups por todas as páginas do blog e há quem acredite que eles são uma forma de espantar permanentemente visitantes. Ambos estão errados.

Pop-ups consistem em uma estratégia de conversão um pouco mais agressiva, geralmente são acompanhados de uma oferta, oferecida por meio de interrupção. E sim, eles podem ajudar a aumentar as taxas de conversão de seu site. A pergunta principal é: como?

Acredito que eu e você vamos concordar em pelo menos um aspecto: pop-ups PODEM ser muito irritantes. Eles são capazes, realmente, de espantá-lo permanentemente, mas podem também ajudá-lo (muito) a aumentar a conversão. Não existe um manual a ser seguido que garanta o sucesso de um pop-up em seu site, mas algumas práticas podem torná-los mais atrativos e melhorar os indicadores de sua página.

Contexto

O contexto em que o pop-up estará inserido é fundamental para o seu desempenho, é quase como o segredo do sucesso (se isso existisse). É importante que a oferta tenha relação com a página em que o pop-up se encontra, caso contrário, por mais interessante que seja sua mensagem, ela irá se perder totalmente sem o contexto adequado.

Imagine que você está visitando uma página sobre o papa Francisco e seus ensinamentos e de repente, apareça um pop-up com oferta de desconto para uma sex shop. Quais as chances desse pop-up funcionar? Baixíssimas, certo? O pop-up não teve contexto nenhum e provavelmente assustou o público da página.

Além disso, sua oferta deve ser clara para o visitante. Não adianta inserir um pop-up “cadastre-se aqui” se a pessoa não sabe as consequências dessa ação. O que vai acontecer com as informações fornecidas, o visitante vai receber e-mails e promoções? Descontos? Conteúdos? Seus dados serão vendidos para disseminadores de spam ou agências de telemarketing? Seja claro e objetivo na mensagem, faça seu visitante entender exatamente o que irá acontecer após a conversão e porque isso tem valor.

Timing

O timing do seu pop-up é essencial para o sucesso na conversão. Saber a hora de mostrá-lo em sua página fará toda a diferença. Por exemplo: não jogue na cara de seu visitante uma proposta de assinar newsletter do blog se ele ainda não teve tempo de ler nem o título de seus posts. Uma ideia interessante é disponibilizar uma amostra de seu conteúdo para atiçar a curiosidade do leitor e quando ele optar por “ler mais” só então mostrar o pop-up.

É necessário que seu visitante tenha tempo de conhecê-lo melhor, de saber do que se trata seu conteúdo, de se interessar realmente pelo que será oferecido. Supondo que você entre em uma loja de roupas pela primeira vez e o vendedor, assim que você pisar no local, ofereça 10% de desconto em qualquer peça. Ok, parece bom, mas você não sabe se vai gostar das roupas, nem se elas vão cair bem em você. No entanto, se o vendedor oferecer o desconto depois de você olhar as roupas e provar uma peça, a chance de concluir a compra será muito maior.

Oferta de valor

Capriche na oferta de seu pop-up, ofereça a seu visitante algo que tenha valor para ele. Se você vai interromper a navegação do visitante, que seja para oferecer algo que realmente faça diferença. Algo que faça com que ele esqueça sua rude interrupção e preste atenção em sua (irresistível, incrível, não recusável) oferta .

Você não vai oferecer para o seu cliente um produto exatamente igual ao que ele já possui, certo? Ele não vai atribuir nenhum valor a esse tipo de oferta. Porém, se você oferecer, por exemplo, um teste grátis enquanto o visitante navega pela sua página de produtos, o valor agregado será muito maior e as chances de conversão aumentam.

Estética e personalidade

Outra questão que deve ser levada em conta é a estética, o layout dos pop-ups. Quando digo estética, me refiro ao design voltado para conversão. Não adianta ter o pop-up mais lindo do mercado, se seu visitante não consegue nem encontrar o CTA.

Uma outra ideia interessante para ajudar no desempenho de seus pop-ups é adicionar personalidade a eles. Abordar seu visitante de forma menos formal, por exemplo, pode ajudar a criar maior interesse na oferta oferecida.

No entanto, vale ressaltar que para isso é necessário conhecer bem sua persona. Saiba que tipo de linguagem usar, qual o perfil e os interesses de seu público alvo. Não vá falar de Harry Potter se seu cliente só lê Senhor dos Anéis.

Exit pop-ups

Cuidado com os exit pop-ups, aqueles que aparecem quando o visitante vai fechar a janela do site. Pense na seguinte possibilidade: você está lendo um artigo em um blog (com mais 30 abas abertas. Quem nunca, certo?) e de repente recebe uma mensagem do(a) paquera no Facebook. Qual sua reação? Exato. Visualizar correndo (talvez não vá responder tão depressa). Nesse momento, a última coisa que você quer é uma aberração gigante piscando em sua frente empurrando algo que você não quer/precisa. Logo, as chances de você fechar a página e nunca mais voltar, são grandes.

Claro, essa é apenas uma das possibilidades. Então, vale relembrar: se achar necessário incluir um destes em seu site, tome cuidado com o contexto e faça uma oferta que realmente tenha valor para o seu cliente.

Testar

Agora que você sabe algumas boas práticas sobre pop-ups , não significa que todos eles irão se tornar máquinas super potentes de conversão. Pelo contrário, eles ainda podem dar muito errado.

Isso não quer dizer que eles nunca irão funcionar, apenas que sua primeira tentativa não deu certo. Continue testando novas possibilidades: mude o texto, faça novas ofertas, mude o tempo de exibição, tente direcionar para outra persona, adicione personalidade. Todas essas possibilidades são válidas até para quando seu pop-up está tendo bons resultados. O fato de estar bom, não significa que não pode ser ainda melhor. Testar novas hipóteses e otimizar resultados é sempre importante no marketing digital.

Avaliar

Por fim, se decidir inserir um ou mais pop-ups em suas páginas, não os abandone, cuide deles com amor e carinho. O desempenho dos pop-ups deve ser avaliado, veja se utilizá-los está sendo uma estratégia válida para aumentar a conversão ou se eles estão atrapalhando seu site.

Não adianta encher sua página de pop-ups bem estruturados e esquecê-los completamente. Avalie os indicadores do pop-up, saiba qual o percentual de conversão de cada um, observe e compare a taxa de rejeição das páginas que possuem pop-ups ativos e as que não tem.

Além disso, faça pesquisas com os leads de seu blog, saiba o que eles acham de sua página, o que pode ser melhorado e como os pop-ups são aceitos por eles. Caso perceba que sua estratégia não está funcionando, volte para a etapa anterior e continue testando novas possibilidades.

Dica final: por favor, não coloque pop-ups em suas landing pages. Não peça duas vezes a mesma coisa para o seu visitante.

Crédito da imagem: JoetheGoatFarmer/CC

Autora original: Marina Sena


Sobre o autor

Dialetto

Receba informações
e notícias em seu e-mail

Li e aceito os termos da Política de Privacidade