14/12/2022

De startups a bigtechs: entenda o papel das relações públicas para empresas de tecnologia

De startups a bigtechs: entenda o papel das relações públicas para empresas de tecnologia

Independentemente do porte, o papel das relações públicas para empresas de tecnologia é fundamental, especialmente se você deseja manter seu negócio relevante e em crescimento. Essa área da comunicação, que engloba também a assessoria de imprensa, contribui para uma boa reputação e reconhecimento no mercado, fazendo com que tanto startups quanto bigtechs se tornem mais atraentes para investidores e parceiros. 

É importante destacar que o setor de tecnologia cresce rapidamente no Brasil. De acordo com um estudo realizado pelo Assespro-Paraná, o número de empresas de TI criadas entre os anos de 2012 e 2021 triplicou no país. Sendo assim, destacar empresas de tecnologia nesse terreno fértil para novos negócios passa por relações públicas eficientes. Para isso, é necessário entender as especificidades de cada empresa e, consequentemente, as oportunidades e desafios que se apresentam.

Vamos explicar melhor tudo isso a seguir, acompanhe!

Como atua o time de relações públicas para empresas de tecnologia?

Antes de iniciar propriamente os esforços em relações públicas para empresas de tecnologia, é essencial definir quem irá compor os times envolvidos

As startups e scale-ups devem direcionar ao menos uma pessoa para realizar os encontros periódicos com a agência, compartilhar as novidades geradas pelo negócio, facilitar a marcação de entrevistas e nortear o levantamento das mensagens-chave. Já nas bigtechs, por conta do volume de atividades que costuma ser maior, é comum a responsabilidade ser compartilhada entre um ou mais pontos-focais. 

Além deles, em ambos os casos, é preciso definir os porta-vozes. Em geral, essas pessoas ocupam cargos de liderança, têm alto conhecimento e experiência sobre as áreas que comandam e ficam à vontade no contato com o jornalista.

Do lado da agência, o porte da empresa e complexidade da solução podem refletir no tamanho da equipe destinada ao projeto e na senioridade dos profissionais destacados. A equipe de relações públicas de uma empresa mais jovem, por exemplo, deverá ter conhecimento para  construir a marca e o relacionamento com a imprensa, perfil propositivo e provocador para sugerir saídas criativas e driblar a eventual falta de pautas factuais. Além disso, precisa realizar uma boa leitura dos diferenciais dos clientes e do potencial de pautas que podem ser atendidas pelos porta-vozes. 

Por outro lado, a equipe de relações públicas para bigtechs deve ter estabelecido um forte relacionamento com veículos de tier alto e uma comunicação fluida com o cliente. Nesses casos, é esperado do atendimento:

  • Profundo conhecimento do mercado da empresa;
  • Habilidade para aproveitar pesquisas e jornalismo de dados para proposição de pautas robustas e alinhadas às metas e planejamento de marketing e comunicação do cliente;
  • Experiência para gerir situações de crises;
  • Postura adequada para lidar com c-levels ou porta-vozes mais exigentes e que tenham pouca disponibilidade de agenda.

De todo modo, é importante que esses atendimentos contem com apoio de gestores para sanar dúvidas e buscar alternativas criativas. Nesse ponto, um time de relações públicas especializado em tecnologia tem ainda o diferencial de proporcionar trocas entre os profissionais, com atualização constante de mailings, pautas cobiçadas nas redações e boas práticas em assessoria de imprensa para o ecossistema.

Quais as vantagens das relações públicas para empresas de tecnologia? 

Tanto as pequenas e médias empresas quanto as grandes podem ser profundamente beneficiadas por investimentos na área de comunicação, com posicionamento adequado de imagem no ecossistema e ampliação das possibilidades de conexão com parceiros estratégicos. 

Por isso, contratar uma equipe de relações públicas especializada oferece vantagens, já que o mercado se transforma rapidamente. Startups menores, por exemplo, devem traçar uma jornada em busca de autoridade no mercado e geração de oportunidades para levar ao conhecimento de clientes em potencial as soluções oferecidas. 

Já entre os negócios de maior porte, os esforços costumam estar voltados para manutenção da marca em canais relevantes e continuidade da construção de uma imagem positiva e geração de negócios.

Sendo assim, depois de compreender o tamanho do negócio para definição de objetivos estratégicos, é hora de desenvolver o planejamento. Será nesse momento que a equipe de assessoria de imprensa irá apurar os temas sobre os quais executivos e especialistas da empresa estão aptos a comentar, os diferenciais oferecidos, quais veículos se conectam melhor com os objetivos estabelecidos anteriormente e de que maneira os concorrentes têm se posicionado na mídia. 

É também nessa fase que os principais riscos de reputação são observados e devidamente considerados dentro de uma estratégia para gestão de possíveis crises.

Apesar do planejamento ser bastante similar para todas as empresas, independentemente do porte, os resultados desse levantamento serão bastante distintos. Enquanto uma startup iniciará o relacionamento com a imprensa contando a própria história e as soluções que apresenta, uma grande companhia poderá negociar com jornalistas análises de tendências para o ecossistema. 

Em ambos os casos há possibilidades de alcançar veículos de grande circulação e relevância. Porém, isso será possível apenas se a definição de objetivos e o planejamento tiverem sido construídos corretamente, levando em consideração o conhecimento profundo dos gestores sobre o próprio negócio e dos profissionais de relação pública sobre o ecossistema.

Como as Relações públicas para empresas de tecnologia fortalecem a estratégia de marketing?

Investir em relações públicas para empresas de tecnologia é estratégico também para fortalecer outras áreas de comunicação dentro do negócio, como marketing

Isso porque, enquanto o marketing visa educar e engajar clientes potenciais, as relações públicas se ocupam com a construção de reconhecimento do mercado e boa reputação. Isso constrói um círculo virtuoso que engaja os consumidores, gera novas oportunidades de negócios e desperta o interesse de investidores.

Portanto, nunca é tarde para incluir relações públicas na estratégia da sua empresa. Quanto antes isso ocorrer, maiores serão as chances de construir um relacionamento sólido com a imprensa e sociedade, além de usufruir dos benefícios de um projeto conciso de comunicação.


Sobre o autor

Patrícia de Melo

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