27/01/2016

Entenda o SEO técnico e seus resultados quando aplicados ao ambiente digital

SEO-tecnico

O desafio de manter a estrutura digital otimizada e atingir diariamente maiores notas nos principais buscadores, como Google, Bing e Yahoo depende da aplicação do SEO técnico. Assim como o maestro afina sua orquestra e rege os músicos buscando a execução da música perfeita, o ambiente digital também precisa de cuidados na configuração dos elementos técnicos da plataforma utilizada na Internet.

Dada nossa experiência em projetos na web e em ambientes virtuais otimizados para o SEO técnico na InCuca, vamos compartilhar com os leitores do Inbound.Tech alguns dos principais elementos que influenciam o posicionamento e o resultado das pontuações no rankeamento de buscas orgânicas, para uma melhor experiência dos usuários e indexação nos buscadores.

Tratamento de Erro 404 no SEO técnico

Para começar, vamos abordar um dos problemas mais comuns em ambientes digitais e que pode ser corrigido no SEO técnico – o Erro 404 (página não encontrada). Geralmente, são ocasionados por erro de digitação do endereço virtual (URL) do website pelo usuário ou por alterações em links que foram incluídos no website, quer sejam vídeos do Youtube ou qualquer outro link externo que não existe mais. Podemos considerar como um problema natural, especialmente em blogs corporativos e sites que possuam maior frequência de atualização e geração de conteúdo, fruto da estratégia de SEO.

Por outro lado, mesmo sendo erros naturais,  geram uma péssima experiência para o usuário (UX), além de criar sinais negativos nos buscadores, que os identificam como elemento qualitativo de SEO. Ou seja, para uma boa estratégia, tais erros precisam ser diagnosticados e tratados no SEO técnico antes que os buscadores os encontrem, sob pena do site de busca considerar estes sinais negativos no rankeamento.

O tratamento dos erros deve ser feito periodicamente, pois a atualização e geração de conteúdo constante aumenta as chances dessas ocorrências. Rotinas de tratamento devem ser realizadas com periodicidade de acordo com o volume de atualizações do ambiente virtual (blog para marketing digital, website ou loja virtual). Ambientes virtuais com muitas atualizações exigem verificação e tratamento semanal, para os com menor atualização é possível considerar um tratamento mensal ou a cada 2 meses.

Existem várias formas consideradas boas práticas no tratamento de erros do tipo 404. O próprio Google recomenda o uso de uma rotina que apresente uma página de erro personalizada com sua identidade visual, mensagem amigável e links que permitam a continuidade da navegação pelo usuário dentro do conteúdo.

Responsividade no SEO técnico

Para privilegiar resultados de busca que tragam uma boa experiência e usabilidade aos usuários, o Google passou a considerar a responsividade dos websites como fator qualitativo de ranking, principalmente quando os usuários fazem buscas por meio de dispositivos móveis. Dentro do conceito de website responsivo ou mobile-friendly são considerados vários aspectos que vãoo além da adaptação ao tamanho da tela. No SEO técnico é preciso cuidar com qualquer elemento gráfico e de navegação que não esteja nas dimensões adaptadas ao tamanho da tela do usuário, pois podem ser considerados sinais de baixa qualidade em responsividade e refletir em uma perda de SEO e UX.  

Algumas vezes, o ambiente digital possui elementos básicos de responsividade adaptando-se, por exemplo, à dimensão da tela. No entanto, pode ser punido com relação ao tamanho e área clicável dos botões, distância entre botões, formato dos menus de navegação, sliders, etc. Em outros casos, o conteúdo atualizado durante o trabalho de SEO, como novas postagens no blog corporativo inclui imagens e elementos que conflitam com o conceito de responsividade da estrutura do site, exigindo um tratamento diferenciado.

Estrutura de URL no SEO técnico

Em termos de SEO técnico, o cuidado com a URL ou links permanentes de cada postagem é bastante simples. Basta o ambiente virtual e seu sistema de administração de conteúdo (CMS) ser previamente preparado para gerar os endereços (URL) amigáveis. A grande maioria dos CMS, quando devidamente configurados, já possui esta funcionalidade, definindo a URL por meio de palavras constantes no título e com identificação de área ou categoria de conteúdo. Não é considerada uma boa prática utilizar datas ou outras codificações que não agregam à interpretação dos buscadores sobre o conteúdo da página.

Outro elemento importante na estrutura da URL são os nomes criados em pastas no servidor. Os buscadores utilizam estas informações para mapear e compreender o conteúdo de um website, por isso, este cuidado deve iniciar na criação do ambiente. Utilizar como nome de pasta ou subpasta no servidor um código ou palavra que não é relevante para que usuários encontrem o conteúdo pode levar a menor pontuação de seu SEO técnico.

Se um site já possui um conteúdo gerado que está com links permanentes ou nome de pastas baseados em códigos e datas, por exemplo, a alteração deve ser feita com o devido cuidado sob pena da alteração prejudicar ainda mais o SEO. Além destes requisitos técnicos, vale ressaltar que apesar dos buscadores atuais não terem problemas para ler links permanentes mais longos, os especialistas recomendam que se busque algo entre 40 a 60 caracteres, contendo no texto as palavras-chave trabalhadas e uma boa indicação do conteúdo da página, pensando também na usabilidade e experiência do usuário. Um link permanente com mais de 100 caracteres pode tornar-se um URL nebuloso e difícil para usuários manipularem como, por exemplo, ao utilizar um comando “copiar + colar” .

Performance para o SEO técnico

A performance de um ambiente virtual é um dos elementos considerados no rankeamento do Google e também afeta a experiência do usuário. Para entender mais a fundo os pontos considerados é importante saber que o conceito pode ser amplo, envolvendo a velocidade do ambiente virtual em diversos aspectos.

A boa performance de um ambiente inicia na concepção de seu projeto com SEO técnico. Por exemplo, a definição do servidor de hospedagem com um bom tempo de resposta às requisições do usuário, uma arquitetura da informação que pondera o uso de páginas com menos megabytes, o uso de tecnologia com rápido carregamento dos elementos navegáveis e a otimização da memória cache. O tempo de carregamento de sites quando utilizados em dispositivos com Internet móvel também merece uma especial atenção, já que o Google monitora este elemento de forma distinta, considerando que algumas são mais lentas.

Uma vez que o site é concebido e desenvolvido para ter uma boa performance é imprescindível manter o foco durante as frequentes atualizações. 

Sua vez…

Agora que você entende um pouco mais sobre SEO técnico, pode fazer uma avaliação de como está seu ambiente virtual em termos de melhores práticas. Caso o seu ambiente digital utiliza o CMS WordPress, não deixe de ler o e-book “Descubra como manter o WordPress seguro e atualizado sem programação”.   

Estas são algumas informações sobre os elementos técnicos que podem afetar sua estratégia SEO e ajudar na realização de um diagnóstico. O tema é fascinante e está em constante mudança. Não deixe de compartilhar suas experiências ou dúvidas.

Crédito de imagem: NOGRAN s.r.o./CC

Autor original: Lucas Adiers Stefanello


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