10/01/2017

Passo a passo para começar a gerar sucesso com Inbound Marketing

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Dar o pontapé inicial é um dos maiores desafios para empresas que querem investir em Inbound Marketing. Definir o melhor momento, organizar a operação e iniciar o planejamento de ações exigem iniciativa e podem determinar toda a continuidade do processo. Para ajudar empresas a saírem do status quo e começarem a gerar sucesso a partir da presença online, Mayra Bischof, Customer Marketing da Resultados Digitais, deu algumas dicas durante o RD Summit 2016.

Para dar o primeiro passo no percurso do Inbound Marketing, é importante avaliar quais as melhores formas de aplicar as ações para que elas gerem os resultados esperados. Na metodologia da Máquina de Crescimento utilizada pela Resultados Digitais, são quatro as fases que representam a evolução das empresas até o sucesso no ambiente digital:

  1. Prova de Canal
  2. Modelo Replicável
  3. Automação e Escala
  4. Otimização

A primeira etapa define a participação e o potencial do Inbound Marketing na geração de clientes para sua empresa e envolve a criação de um canal de geração de leads e a definição de formas básicas para qualificá-los até a venda. Para começar a colocar as técnicas em prática e coordenar os momentos certos para cada ação, serão necessários, em média, de três a seis meses e um conhecimento mínimo sobre presença online. Ao fim desse tempo, você será capaz de gerar leads de forma recorrente e até de transformá-los em oportunidades e vendas.

Dentro de cada fase em direção à otimização, existem alguns marcos de sucesso que nos ajudam a demarcar o alcance dos resultados. O tempo, o planejamento e as personas podem variar de acordo com o modelo de negócio e o mercado de atuação, mas seguir o passo a passo inicial pode ser uma estratégia válida para inaugurar as ações e gerar os primeiros resultados com Inbound Marketing. O importante é começar!

Mecânica de Geração de Leads

Antes de qualquer coisa, é preciso gerar leads que preencham sua base e consumam seu conteúdo. Comece criando uma isca digital: produza um e-book, webinar ou infográfico sobre seu negócio e divulgue-o por meio de uma boa landing page. Use as redes sociais ou links patrocinados para promover seu conteúdo rico e fazê-lo chegar até seu público. Outra boa estratégia para isso é o envio de e-mail marketing para os contatos que você já tenha. Em seguida, não deixe de analisar os leads gerados para conhecer sua base e usar o resultado como insumo para, no futuro, começar a criar suas personas.

Relacionamento por e-mail

O segundo marco de sucesso da etapa de Prova de Canal é o início do relacionamento com os leads já gerados. Aqui, serão criadas as campanhas de aproximação por meio de e-mails, que são o formato mais barato para esse momento inicial. Nessa fase, é importante definir um calendário de envios, regulando a quantidade e mantendo um contato constante. Em seguida, é hora de segmentar a base de leads, a partir das informações deixadas na Landing Page. Só então passamos para a produção e o envio dos e-mails e, por fim, para a análise dos resultados.

Planejamento de conteúdo

Com a base de leads já relevante e segmentada, começam os primeiros passos voltados para o Marketing de Conteúdo. Antes de produzir seu primeiro blog post, porém, reserve um tempo para planejar os recursos, definindo os responsáveis, as horas de dedicação e os possíveis investimentos a se fazer. Depois disso, liste os temas que serão abordados, sempre direcionando os conteúdos para que eles cumpram o objetivo de agradar e ajudar o leitor. Com a estratégia definida, aprimore seu blog e seus CTAs e, finalmente, comece criando um blog post por semana e uma isca digital por mês, valorizando a qualidade e a busca pelos resultados.

Primeiras vendas

O último marco de sucesso da etapa de Prova de Canal leva aos primeiros resultados efetivos do Inbound Marketing. Neste momento, você já tem informações e conhecimento suficiente para iniciar uma abordagem comercial e converter uma venda a um cliente Inbound. Para isso, comece definindo um roteiro consultivo, analisando os dados coletados ao longo dos primeiros passos e definindo a melhor forma de tratar cada perfil de lead. Assim, é possível efetivamente qualificar a base de leads e oferecer o produto ou serviço de forma consciente e assertiva para, então, realizar a venda.

Pronto! Com essas quatro ações, você deu os primeiros passos para atingir o sucesso em Inbound Marketing. A partir daí, começam as iniciativas para aumentar o volume de geração de leads e automatizar todo o processo, tornando o percurso mais fácil e cada vez mais eficiente na busca por resultados.


Sobre o autor

Christiana Lima

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