02/06/2023

Como usar a newsletter para melhorar os resultados na sua empresa B2B?

Como usar a newsletter para melhorar os resultados na sua empresa B2B?

A newsletter, como um conteúdo informativo, tem um papel importante na comunicação e no relacionamento com o seu cliente

Ela é um material que pode ser extremamente eficaz, se elaborada da maneira correta e alinhada com as demais estratégias de marketing. Para isso, é essencial fazer um planejamento prévio. Ou seja, pense qual será o objetivo da sua newsletter, quais conteúdos enviará, com qual frequência e qual valor quer gerar para o destinatário. 

Apesar de existir diferentes tipos de newsletter, você não pode se esquecer de alguns pontos importantes na hora de promover essa ação. Confira quais são eles abaixo!

6 dicas de como usar a newsletter na sua empresa

A seguir, selecionamos 6 dicas para que você comece a utilizar esse material de forma eficiente e alinhada com a sua estratégia de marketing de conteúdo

1.Veja com olhos dos clientes 

Elabore um design compatível com o que funciona para a sua persona. É importante saber se a persona do seu negócio prioriza itens mais visuais e animações gráficas ou se prefere textos mais extensos, por exemplo. 

Não economize tempo para estudar a melhor maneira de alinhar o layout da sua newsletter com aquilo que o seu público espera e consome. De qualquer forma, existem boas práticas de praxe: 

  • Organize os itens em uma disposição que agregue na escaneabilidade; 
  • Foque em otimizar a experiência do usuário;
  • Insira botões CTAs; 
  • Elabore os materiais de acordo com a identidade visual da sua marca.

E, por fim, lembre-se de garantir uma boa experiência para o usuário mobile. Afinal, nem todos os leads verão a sua newsletter por meio de grandes telas.

Além disso, é válido ressaltar que um layout bem feito pode ser utilizado diversas vezes até chegar um momento oportuno para atualizações. Até lá, aproveite o design já feito para manter um trabalho padronizado e igualmente eficiente.

2. Agrade a sua audiência 

Por se tratar de um material que tem o intuito informativo, nada melhor do que compartilhar conteúdos que tenham relevância para aqueles que receberão a sua newsletter. É possível elaborar diferentes newsletter para diferentes personas. 

Aproveite para trabalhar nas segmentações e fazer envios cada vez mais assertivos – com a informação e na frequência corretas. Criar segmentações pode, muitas vezes, ser um trade off entre quantitativo e qualitativo. Apesar de ser um envio direcionado para um público menor, terá resultados mais qualificados. 

Você personaliza o conteúdo para atender às preferências dos seus contatos (ou das suas segmentações), garantindo que eles recebam exatamente o que desejam ver. Como resultado, as pessoas se envolvem mais, pois você fornece informações precisas e relevantes. Logo, o marketing assume uma abordagem mais personalizada, o que leva a melhores resultados.

Para não correr o risco de cair no spam e aumentar as taxas de bounce, certifique-se de seguir datas coerentes com os demais envios das ações de marketing. Ou seja, evite enviar muitos e-mails simultâneos, o que inclusive pode levar ao desinteresse do leitor.

3. Reúna os conteúdos mais relevantes 

Existem objetivos distintos para uma newsletter: geração de leads, nutrição, curadoria, autoridade etc.

Sendo assim, é imprescindível a análise de qual deverá ser o intuito da sua newsletter – alinhado com as demais ações de marketing – e a partir disso definir os conteúdos que são escolhidos. 

A intenção da newsletter como e-mail marketing é criar um canal de comunicação eficaz e significativo entre a empresa e seu público. Portanto, é válido ressaltar que, ao fornecer conteúdo personalizado e de valor, a newsletter terá o poder de estabelecer um relacionamento sólido, construir confiança e fortalecer a fidelidade dos clientes.

Esse relacionamento poderá ser nutrido periodicamente com o objetivo de informar, educar ou promover. 

  • Para informar, poderá ser usado o formato de curadoria com os novos conteúdos; 
  • Se o objetivo é educar, poderá compartilhar materiais do seu blog, gerando  aumento de visitas ao seu canal de conteúdo;
  • Para promover, poderá divulgar seu produto ou serviço prestado de maneira mais assertiva.

Em algumas ferramentas de automação é possível, através de um heat map, analisar quais foram os conteúdos mais clicados e, a partir disso, direcionar a produção de materiais futuros para o que tem melhor acesso.

4. Defina qual será a linguagem empregada na newsletter

É super importante saber como se comunicar com o seu cliente e qual linguagem utilizar na newsletter. Afinal, é através dessa comunicação que o relacionamento será construído. Uma dica: identifique a(s) persona(s) do seu negócio e desenvolva um storytelling compatível. 

Entendendo para quem será enviado, torna mais fácil visualizar uma comunicação e uma linha de raciocínio estabelecida entre sua empresa e o cliente em questão. A partir disso, basta desenvolver a escrita com total atenção à gramática, coerência, clareza e sempre buscando gerar identificação.

Ao levantar uma ideia central de como a sua empresa entende e, ainda melhor, pode solucionar a dor daquele leitor, um nível de aprendizado é adquirido e o início de uma conexão é estabelecida. Isso significa que conhecendo sua persona, compreendendo qual é o seu problema e afirmando como resolver, o caminho já está traçado.

Poder dos gatilhos mentais

Para ajudar na sua estratégia e elaborar textos que convertam, é uma ótima oportunidade de fazer o uso dos famosos gatilhos mentais. Eles ativam estímulos e emoções que conduzem o indivíduo para a ação. 

Sendo estímulos externos, eles podem ser premeditados e executados com a intenção de um desfecho específico. Na newsletter do seu negócio podem ter alguns princípios que auxiliem e enriqueçam a sua estratégia no marketing digital e que converta aquele leitor para alguma ação desejada. 

Separamos alguns dos princípios de gatilho mental que podem ser aplicados no desenvolvimento do copy da sua newsletter:

  • Princípio da escassez: Levar o leitor a entender que aquele material, produto ou serviço só estará disponível naquele modelo por tempo determinado, é finito. Exemplos de chamada nesse sentido são “Última chance de economizar” ou então “Você só tem até amanhã para adquirir esses produtos”. Perceba que, inevitavelmente, existe um princípio de escassez ao estar subentendido que não haverá outra oportunidade.
  • Princípio da novidade: Qualquer um se anima ao saber de coisas novas e que fogem do usual do dia a dia, né? Só se lembre de cultivar a curiosidade até que vire interesse e não caia no esquecimento. Na imagem abaixo, a Frahm, empresa de áudio e sonorização, expressa bem o princípio da novidade ao incentivar o leitor a descobrir mais dessa nova linha.

Exemplo de gatilho mental utilizado na newsletter da Frahm

  • Princípio da reciprocidade: Ao receber algo, o leitor se sente no dever de retribuir. Esse é o momento de oferecer materiais gratuitos, divulgar promoções ou benefícios especiais. Veja o exemplo da Urmobo, empresa de gerenciamento de dispositivos móveis, ao oferecer um teste grátis por 15 dias em troca dos dados de um cliente em potencial na sua base.

Exemplo de gatilho mental utilizado na newsletter da Urmobo

5. Mencione conteúdos externos

Trazer conteúdos, igualmente relevantes, de outros canais comprometidos com a veracidade e que tenham relação com o segmento da sua empresa é um ótimo caminho para gerar confiança no leitor. Exemplo: insira notícias ou artigos que complementem o assunto abordado na newsletter ou que sirvam como um case para a solução ofertada.

Além disso, existe uma diferença entre a citação de links externos relevantes para o cliente e a curadoria de conteúdos externos. A curadoria exige uma pesquisa densa, principalmente caso haja a intenção de redigir comentários editoriais referente àquele conteúdo. Nesse caso, mais tempo será investido, mas tudo em prol de um reforço de autoridade.

É importante alinhar a curadoria com o objetivo da sua newsletter, procurando sempre seguir uma linha de raciocínio e coerência. Exemplo: se o foco da newsletter é levar leads para o site, provavelmente será preciso trazer links internos e externos. 

6. Teste, teste e mais teste

Sem teste e análises fica ainda mais difícil identificar pontos de melhoria e entregar um material mais completo para o seu cliente. Logo, altere o assunto, insira CTAs, mude o layout, inclua novos conteúdos e nunca se esqueça de ficar de olho nas taxas. Elas te guiarão até um caminho correto e que de fato funcione para o seu negócio.

Encontrando estratégias que funcionem, basta replicar em futuras oportunidades ou em outras vertentes da newsletter. As taxas de abertura, de cliques e de bounce – essa nem tanto – serão suas melhores amigas para garantir envios cada vez mais eficientes. 

Não podemos deixar de lado o poder do feedback. Uma grande tendência é criar essa linha de comunicação com o leitor onde ele se sinta confortável em dissertar um retorno referente ao conteúdo que ele acabou de consumir. Você pode encontrar, no final de algumas newsletters, a opção de resposta ou até mesmo botões para indicar se aquele conteúdo foi satisfatório ou deixou a desejar. 

Um feedback direto do lead pode ajudar a medir o interesse sobre determinados materiais, assim como outros aspectos, e assim contribuir para envios melhores e cada vez mais assertivos para o público-alvo em questão. 

Além disso, selecione bem o dia, o horário e os destinatários, fazendo sempre testes para ver o que melhor funciona para o seu público. 

Gostou desse conteúdo? Acesse o blog da Dialetto para ver outros materiais especializados. E se você busca um parceiro para criar newsletters que realmente funcionam, fale com a gente!


Sobre o autor

Gabriela Gouveia

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