20/07/2023

7 erros de copywriting para evitar em uma comunicação B2B

7 erros de copywriting para evitar em uma comunicação B2B

Um conteúdo de qualidade pode ajudar a sua empresa de tecnologia B2B a alcançar potenciais objetivos. Para isso, é essencial evitar erros de copywriting, aprender a utilizar as palavras corretas, quando utilizá-las e qual a melhor maneira de fazê-las atingir o público-alvo ideal.

Afinal, o copywriting é uma forma criativa de comunicar, através de textos persuasivos, valores e benefícios de uma marca, produto e serviço, com os objetivos finais de educar e orientar as pessoas à alguma ação. 

Saiba mais no artigo: O que é copywriting e como aplicar as técnicas ao Inbound Marketing?

Mas, para chegar lá, além de definir quais canais de comunicação serão utilizados, é essencial fugir de certos erros muito comuns e que estão bem suscetíveis na hora de escrever uma copy. Essas falhas podem causar uma reação contrária ao o que você busca, afastando ainda mais as pessoas desse objetivo proposto.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que vão ajudar você nesse desafio. Descubra quais são os 7 erros de copywriting que devem ser evitados para que você possa chegar mais próximo de conquistar aquele tão sonhado lead ou manter seus clientes fiéis a sua marca. Tem mais: no final do artigo acrescentamos uma super dica extra. Acompanhe!

Erros de copywriting: os 7 mais comuns e como evitar em uma comunicação B2B

Antes de tudo, é muito importante para uma empresa de tecnologia B2B definir quais canais de comunicação serão utilizados. E-mail marketing, newsletter, redes sociais, blog, entre outros, são muitas as opções e, para aprender a dominar todas elas, você pode começar por um bom copywriting. Afinal, a comunicação será sempre a alma do negócio!

Confira abaixo os erros que você deve evitar ao máximo:

1. Erros gramaticais ou ortográficos

Que tal iniciarmos pelo mais óbvio e simples? Além de afetar a credibilidade da sua marca, principalmente quando falamos por uma empresa de tecnologia, a qual necessita transmitir segurança, esses erros tiram o foco do leitor, afastando ele do objetivo proposto. Além disso, acabam causando uma impressão negativa e contrária do que você busca.

Em um e-mail marketing ou blog post, por exemplo, o lead perde o interesse e não segue com as ações propostas para tal evolução no funil de vendas.

Na dúvida, existem ferramentas gratuitas na internet que revisam textos rapidamente, para que você não cometa esse erro de copywriting.

2. Falta de clareza na sua comunicação

Ninguém gosta de ser enganado, muito menos quando envolve dinheiro e tempo, então tenha muita clareza na sua copy. Destaque informações importantes e jamais prometa o que seu produto ou serviço não vá cumprir.

Exemplos reais disso são os e-mails marketing, como você pode observar na imagem abaixo:

print de um post que traz um dos exemplos de erros de copywriting

Imagem: Postagem de LinkedIn

O “boca a boca” ainda é a forma de divulgação mais eficaz, então esse lead pode facilmente se tornar um detrator da sua marca.

3. Não saber quem são as personas da sua marca

A persona (cliente fictício ideal para o seu produto ou serviço) é quem vai definir o tom de voz na sua comunicação, como quais termos e gírias funcionam melhor para tal público. É essencial realizar essa análise antes de iniciar qualquer projeto de marketing digital em empresas de tecnologia B2B, até para evitar retrabalhos ou atingir pessoas menos qualificadas, ou seja, que não estão propensas a comprar de você.

Só isso já ajuda você a evitar inúmeros outros erros de copywriting. Afinal, saberá quem deseja atingir e qual a melhor forma de fazer isso.

4. Exagerar nas “qualidades”

É ótimo destacar os benefícios do seu serviço ou produto, mas vamos com calma. Selecione os mais importantes e os que possam chamar mais a atenção da sua persona, ao invés de criar uma lista enorme de benefícios.

Que tal, de alguma forma, convidar o lead para conhecer essas outras vantagens? É muito mais interessante e não se torna uma copy poluída e nem meramente forçada.

5. Não destacar as qualidades da sua marca

Pegando um gancho na dica acima, é essencial destacar as vantagens da sua marca, pois são elas as principais soluções das “dores” que a sua persona possui. Muitas vezes, somente uma única palavra basta para esse lead se tornar um cliente e, mais um vez, aqui entra a importância do estudo de persona.

6. Inventar dados ou histórias

Além de ser um fator detrativo para a sua marca, dados falsos podem gerar grandes prejuízos para a sua reputação e, dependendo do caso, ao seu bolso. É outra maneira de enganar o consumidor e nós já vimos que isso não cola como um bom copywriting.

Portanto, pesquise, analise e entregue fatos reais, afinal, é ótimo mostrar ao cliente a sua autoridade no mercado frente ao setor tecnológico. E lembre-se, se você não possui cases ou resultados que possam ser divulgados, não invente! Há muitas outras formas de atrair a atenção do seu lead.

Aproveitando, confira os Cases de Sucesso da Dialetto e veja exemplos práticos de como utilizar indicadores verdadeiros ao seu favor!

7. Deixar de lado os gatilhos mentais

A última dica, e não menos importante, está relacionada aos famosos gatilhos mentais. Como assim você não vai utilizar dessa técnica para fazer com que seus leads realizem tal ação proposta? Os gatilhos mentais são essenciais para atrair e converter, e não usá-los é um enorme erro de copywriting que pode fazer você perder clientes em uma comunicação B2B.

São exemplos os gatilhos de escassez, urgência, exclusividade, prova social etc. Mas, não esqueça daquela regra de evitar exageros, vá com calma! 

Sei que você esperou muito por esse momento e, como prometido (fizemos o nosso trabalho de copy direitinho, viu), abaixo está a dica extra para você conquistar o tão sonhado cliente!

Dica extra: saiba como aprimorar o copywriting para empresas de tecnologia B2B

Resolvemos trazer um bônus para ajudar você a evitar todas as 7 dicas de copywriting acima na prática e comunicar a sua marca da melhor forma possível.

  • Realize muitos testes e os analise, pois isso é parte essencial do seu trabalho para que se consiga chegar a uma comunicação assertiva;
  • Estude gramática, leia livros, artigos e inúmeros textos que possam ajudar você a aprimorar sua ortografia e gramática, além de praticar muito a escrita;
  • Seja objetivo e evite muitos “rodeios”, assim você evita más interpretações e torna sua copy mais clara;
  • Faça um estudo de personas e descubra quem são seus clientes ideais, quais são as dores e necessidades deles, e assim você saberá como se comunicar e qual a melhor maneira de atrair e convertê-los
  • Identifique seus objetivos, valores e missão, tenha um propósito. Além de atrair olhares, isso gera credibilidade para a sua marca, auxilia nos direcionamentos e a descobrir quais são as qualidades do seu produto ou serviço;
  • Colete resultados e os analise, só assim você terá certeza de que está no caminho certo, além de aprender a gerar indicadores para melhorias. Dessa forma, quando encontrados bons resultados, você poderá divulgar eles como uma maneira de persuasão.

O copywriting é um universo repleto de armadilhas, precisamos estar sempre alertas a tudo o que escrevemos, principalmente quando estamos comunicando uma marca, afinal, faz parte da imagem dela. Agora chegou a hora de você colocar tudo isso em prática e conquistar clientes com o seu propósito!


Sobre o autor

Lucas de Bem Fernandes

Especialista Copywriter

Receba informações
e notícias em seu e-mail

Li e aceito os termos da Política de Privacidade