16/12/2022

5 estratégias de marketing digital para empresas de tecnologia B2B

5 estratégias de marketing digital para empresas de tecnologia B2B

Já faz algum tempo que adotar estratégias de marketing digital deixou de ser um diferencial para as empresas. Hoje, isso é uma real necessidade para aquelas que querem atrair, reter e se relacionar com os clientes.

Quando falamos sobre empresas de tecnologia B2B, essas ações estratégicas se mostram ainda mais importantes. Isso porque, em geral, lidamos com ticket médio mais alto e vendas mais complexas, o que exige uma dedicação maior de ambas as partes.

Conheça, a seguir, 5 estratégias que podem mudar a forma como sua empresa de tecnologia se comunica e se relaciona com seu público!

5 estratégias de marketing digital essenciais para empresas de tecnologia B2B

Dados, experiência, conteúdo e relacionamento são alguns dos elementos que merecem a atenção de empresas que querem se destacar no mercado. Mas por que eles são tão importantes e como utilizá-los corretamente? Confira a seguir!

1. Data Driven Marketing

Em português, “data driven” significa “orientado por dados”. O Data Driven Marketing é uma estratégia que tem os dados como principal ferramenta para o planejamento de ações e tomadas de decisões.

Para isso, a qualidade dos dados é muito mais importante do que a quantidade. É fundamental focar nas métricas que ajudem a empresa a conhecer sua persona, entender seus interesses e identificar oportunidades. 

Além disso, a interpretação dos dados é o que faz com que a estratégia tenha relevância e possa ser aplicada corretamente. Por isso, investir em profissionais especializados faz toda a diferença.

2. SEO + UX = SXO

Os conceitos de SEO (Search Engine Optimization) e de UX (User Experience) já são bem difundidos e conhecidos atualmente. Porém, entramos em um momento em que eles precisam andar em conjunto, e assim surgiu o SXO, ou Search Experience Optimization.

Esse conceito se baseia no algoritmo do Google, que, a cada dia mais, está considerando a experiência do usuário como um fator importante de ranqueamento das páginas

Isso significa que não adianta construir sites e conteúdos baseados apenas em palavras-chaves, regras e técnicas. Hoje, a qualidade do conteúdo e o valor que ela oferece ao usuário contam muitos pontos para empresas que querem ter suas páginas nas primeiras posições do buscador.

O mantra é: conteúdo escrito por pessoas e para pessoas (e não para os robôs do Google).

3. Marketing de Conteúdo e Slow Content

Em uma época de vídeos com poucos segundos e conteúdos que desaparecem em 24 horas, muitas vezes temos a sensação de que precisamos produzir conteúdos curtos e “para ontem”. Eles até são importantes para determinadas estratégias, mas é preciso cautela. 

Na contramão dessa produção e consumo frenéticos, temos também a tendência do Slow Content, que podemos traduzir como “conteúdo lento”. 

São conteúdos que demoram um pouco mais tanto para serem produzidos quanto para serem consumidos. Aqui, a qualidade do conteúdo é mais importante do que a rapidez com que ele vai ser postado.

Junto do Slow Content, o Marketing de Conteúdo entra como uma estratégia importante e eficiente para atração, nutrição e retenção de clientes, além da construção de autoridade para empresas de tecnologia B2B. É possível trabalhar com diversos formatos, como:

  • Blog posts;
  • Materiais ricos (como e-books e infográficos);
  • Podcasts;
  • Newsletter.  

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4. Account Based Marketing (ABM)

Account Based Marketing, ou ABM, é uma estratégia de marketing muito indicada para empresas de tecnologia B2B que realizam vendas complexas. O objetivo é atingir clientes específicos e, para isso, são realizadas ações personalizadas.

A ideia não é realizar ações em massa para atingir o maior número de clientes, e sim focar em contas importantes para a empresa, que estejam adequadas ao ICP, com o objetivo de iniciar um relacionamento e aumentar as chances de conversão em vendas.

  • Leia mais sobre ABM no blog da Dialetto.

5. Marketing de relacionamento

Se estamos falando de empresas de tecnologia, principalmente aquelas que trabalham no modelo B2B, o marketing de relacionamento é uma estratégia indispensável. Afinal, o processo de vendas geralmente é mais lento e complexo (quando comparado ao B2C), são mais pessoas envolvidas na compra, o ticket médio costuma ser alto e, por isso, o relacionamento e a confiança entre as duas partes é fundamental.

Além disso, se sua empresa tem uma jornada de vendas que demora alguns meses para ser concluída, fazer-se presente e relevante na rotina de leads e clientes faz toda a diferença tanto para a conversão quanto para a retenção. 

As estratégias citadas acima, como ABM, marketing de conteúdo, SXO e data driven marketing são grandes aliadas no marketing de relacionamento. Mas, além disso, é fundamental conhecer bem seu cliente para identificar as ações mais adequadas. 

Um bom time de atendimento e sucesso do cliente também é importante, assim como a segmentação de ações.

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Sobre o autor

Débora Resende

Analista de Estratégia de Conteúdo na Dialetto

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