18/10/2023

Assessoria de imprensa: a estratégia da Cashway para fortalecer a autoridade de mercado

Assessoria de imprensa: a estratégia da Cashway para fortalecer a autoridade de mercado

O projeto de assessoria de imprensa passou a integrar a estratégia de comunicação da Cashway para fortalecer a autoridade da empresa no mercado em julho de 2021. A iniciativa, inédita na empresa, foi empreendida pelo recém criado e ainda enxuto departamento de marketing, que também tinha como objetivo dar visibilidade e reforçar a marca da Cashway. 

Por meio do relacionamento com a mídia, a intenção era fazer com que a tecnologia e as soluções da techfin se tornassem referência para o segmento de cooperativismo de crédito, fintechs e instituições financeiras e de pagamento.

Após dois anos de parceria com a Dialetto, o investimento no relacionamento com a imprensa e no fortalecimento da autoridade de mercado também facilitaram a geração de leads e a formação de parcerias, de acordo com Camila Maria Rodrigues da Silva, coordenadora de vendas da CashWay. 

Entre os diferenciais do projeto de assessoria para a empresa, que oferece soluções focadas em atender as demandas de Instituições de Pagamento e Instituições Financeiras, está a divulgação de cases. Até julho de 2023, sete histórias de sucesso já foram abordadas pela mídia por meio do trabalho da Dialetto: CrediSeara, Crece, Trinus, Municred, Creserv, HR Digital e Copetro.

Impacto dos cases de sucesso na autoridade de mercado

Para Camila, o formato noticioso dos cases evidencia o propósito e os feitos da organização, o que aumenta a relevância das soluções e da própria Cashway perante parceiros, clientes e investidores. 

O fortalecimento da autoridade de mercado também ficou evidente nos números do projeto de assessoria de imprensa: as inserções neste pilar estratégico cresceram 230% somente no Q3/2022, quando chegaram a 43 publicações.

A autoridade de mercado também foi fomentada por meio da consolidação de parcerias editoriais com canais como Economia SC e Portal do Cooperativismo Financeiro. Com isso, os porta-vozes da Cashway puderam ter espaços recorrentes em canais estratégicos para abordar temas de interesse da empresa, como:

  • Cooperativas de Crédito;
  • Open banking;
  • Mercado de fintechs; 
  • SCDs –  Sociedades de Crédito Direto;
  • Pix;
  • Cibersegurança.

Por meio dos cases, ainda foi possível atingir veículos segmentados relevantes, tanto de abrangência nacional como regionais, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.

Complementaridade na estratégia de assessoria de imprensa

Além do uso de cases, a participação em pautas conjuntas também contribuiu para o sucesso do projeto de assessoria de imprensa da Cashway. Nestas ocasiões, a empresa pode se projetar sobre temas diversos, incluindo tecnologias para PMEs, metaverso, neobanks, 5G e LGPD, explorando diferentes veículos e canais da imprensa.

Além do reforço na autoridade de mercado, a Cashway também colheu benefícios ao apostar no reforço institucional. Entre os temas que ganharam visibilidade nesta frente estão a conquista do selo CUBO, a abertura de filial em Belo Horizonte e abordagens relacionadas à marca empregadora (vagas), assim como a parceria e evento com ABFintechs.

Segundo a coordenadora, a parceria do marketing com a assessoria de imprensa também favoreceu a divulgação do podcast da organização e o aquecimento de contatos do funil comercial, ao explorar as inserções da imprensa em campanhas de email marketing. 

A forma como a Dialetto realiza o trabalho é essencial para qualquer parceria, a conexão entre os times é um ponto positivo do dia“, afirma.

Em 24 meses de projeto de assessoria de imprensa (ago/2021 a jul/2023), a Cashway conquistou 650 inserções, o que equivale a quase 27 inserções por mês neste período. O Q4/2021 e o Q3/2022 tiveram os principais picos de performance, com 159 e 100 inserções, respectivamente. Somando todas as divulgações dos sete cases, a Cashway conquistou 77 inserções na imprensa.

Dicas para garantir o impacto dos cases na autoridade de mercado

Apesar de não haver fórmula mágica, existem algumas práticas que orientam a produção e divulgação de uma iniciativa como essa. Conheça algumas dicas a seguir, de acordo com a etapa que está sendo realizada.

Planejamento

– Realize mapeamento de possíveis clientes promotores e com quem a empresa tenha não só bom relacionamento, mas resultados concretos; 

– Crie um template de email para convidar o cliente para uma entrevista, deixando claro que se trata de uma ação voltada à divulgação, ou seja, as informações se tornarão públicas (se possível, preveja isso no contrato da sua empresa);

– Crie um roteiro de perguntas para a realização da entrevista e adapte a abordagem de acordo com cada história.

Apuração e produção

– Faça uma pesquisa prévia, explore os canais do cliente e a pessoa a ser entrevistada, a trajetória dela junto à empresa, o mercado em que estão inseridos. Ou seja, vá preparado para a entrevista;

– Garanta que o cliente está ciente e de acordo com o objetivo da assessoria de imprensa e que estará disponível para aprovar o material e atender possíveis demandas posteriores;

– Grave a entrevista e documente o que for necessário

– O case será mais rico na medida em que tiver:

  • Números que comprovam impacto, evidenciem e ajudem a tangibilizar um “antes e depois” da adoção da solução. Ex: redução de custo, ganho de produtividade, economia de tempo e etc
  • Um personagem e um storytelling, que conduzam a narrativa e façam com que outras empresas se identifiquem com a situação; 
  • Os diferenciais da sua empresa e principais motivadores que fizeram com que o cliente escolhesse a sua solução;
  • Detalhes sobre investimento, implantação, relação da solução com a estratégia do negócio do cliente.

Divulgação

– Combine o jogo: envolva o time de marketing e comunicação do cliente no alinhamento desde o início e unam forças na divulgação; 

– Ter um release pronto para divulgação costuma ser o recurso padrão para promover um case na imprensa. No entanto, a estratégia pode prever notas mais enxutas, especialmente, as exclusivas para colunas, e também a oferta de entrevista;

– Acompanhando os critérios noticiosos, o ineditismo e a exclusividade são aspectos que fortalecem a divulgação dos cases. Portanto, planeje e invista na estratégia de relacionamento com a mídia;

Veículos especializados, segmentados e regionais podem ser caminhos certeiros para ganhar capilaridade e relevância de mercado na divulgação de cases;

É importante ter em mente que a divulgação de um case não precisa encerrar após a publicação da notícia em si. Posteriormente, a assessoria de imprensa pode explorar o formato de artigos, contextualizando o movimento da empresa em um mercado específico, por exemplo, ou até mesmo em datas comemorativas, como esta matéria sobre tecnologias para os agricultores

Ter um case em mãos é sempre bom para demandas factuais e mais imediatistas que possam surgir da imprensa.

Conclusão

Sua empresa tem clientes fiéis e boas histórias? A assessoria de imprensa pode ser um bom caminho para divulgar os cases de sucesso, colocando não somente o seu produto em destaque, mas também o trabalho desenvolvido pelos clientes. A parceria entre marketing e assessoria coloca em evidência as duas empresas, consolida o relacionamento e reforça a autoridade de mercado.

A Dialetto é especialista em gerar visibilidade e construir autoridade, conectando sua empresa a pessoas e oportunidades. Atuando desde 2007, oferece soluções em comunicação estratégica focadas em empresas e entidades do setor de tecnologia e inovação de todo o Brasil. Entre em contato agora mesmo e veja as estratégias que podemos aplicar na sua empresa.


Sobre o autor

Ângela Prestes

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