20/11/2017

Youtube no marketing digital: Por que você deve pensar nisso?

youtube marketing digital

Pensar em Youtube e marketing digital não é em si uma grande novidade, mas faz pouco tempo que as pessoas resolveram levar realmente a sério a produção de vídeos. Talvez para você a plataforma ainda seja apenas um espaço de entretenimento para crianças e adolescentes ou um depósito de vídeos engraçados que você compartilha com os amigos. Mas não, não é. É verdade que o Youtube tem crescido como nunca e revelado personalidades que ganham milhões e são conhecidas no mundo todo. Mas não é só isso. Aos poucos as pessoas têm percebido que há um potencial ainda mais interessante na plataforma do que simplesmente criar celebridades adolescentes: o de ganho de credibilidade em uma comunidade específica.

Se você conhece um pouco sobre marketing digital sabe que conseguir clientes pela internet é um processo que pode ser lento, especialmente quando se trata de vendas complexas, como é o caso do setor de tecnologia. A conquista vem por meio da oferta de conteúdo de qualidade e de um processo que envolve confiança e credibilidade. Mas como?

Meu produto de tecnologia é muito complexo. Posso fazer vídeos?

Claro que sim! Essa foi uma das principais mensagens passadas no RD Summit 2017 pelo palestrante Camilo Coutinho sobre Youtube e Marketing Digital. Ele é dono do canal Play de Prata, que ajuda criadores de conteúdo a fazerem seus vídeos. Coutinho também é professor no YouTube Space São Paulo, um espaço criado para os usuários ativos da plataforma. Aliás, movimentos como a criação desse espaço (que também existe no Rio de Janeiro e diversos outros lugares do mundo) mostram que investir em vídeos deixou de ser coisa de adolescente e deve ser levado muito a sério por quem pretende investir em uma imagem de credibilidade diante do público.

Na prática, isso quer dizer que não é necessário ser engraçado, nem ter um super cenário, muito menos investir milhões. Basta ter algo relevante a dizer e um objetivo inteligente por trás da produção de conteúdo. Caso esse seja seu objetivo, separamos 5 dicas inspiradas na palestra para você quer começar agora:

1 – Não faça vídeos pensando em ficar famoso

Pode acontecer. Mas não deve ser o principal objetivo. Se o seu público é restrito e o seu objetivo final é vender algum produto ou solução de tecnologia, nem sempre muitas pessoas estarão interessadas, mas as que te procuram certamente são persona do seu negócio. Por isso, tenha calma, valorize seus seguidores e permaneça fazendo um bom trabalho. Aos poucos você se posicionará como autoridade no assunto e será citado como referência no seu segmento. Lembre-se sempre da força que os vídeos têm para cativar e prender a atenção das pessoas.

2 – Saiba quem é seu público

Assim como nos textos, para fazer vídeos é importante saber para quem está falando. Segundo Camilo Coutinho, sem saber quem é o seu público, dificilmente chegará em algum lugar. Assim como em uma estratégia de inbound para textos, a estratégia para youtube e marketing digital trabalha com personas. Só assim é possível imaginar questões como: o que seria útil para meu público? Por que essa pessoa investiria seu tempo assistindo meus vídeos? A resposta está no valor que você entrega. Um canal que simplesmente tenta vender um produto terá pouco ou nenhuma audiência. Entregue informação de qualidade e a resposta tende a ser muito mais positiva.

3 – Tenha frequência de postagens

Isso é fundamental para a estratégia de youtube e marketing digital. As pessoas gostam de acompanhar os canais e ter sempre novidades. Uma frequência semanal é o mínimo possível. Quanto ao tempo do vídeo, isso depende muito. Coutinho explica que vídeos maiores servem para pessoas que já são engajadas e gostam do seu conteúdo. Já os menores servem para cativar.

4 – Planeje, mas não eternamente

Uma frequência semanal exige o mínimo de planejamento. Faça um cronograma, tenha em mente o que quer dizer, treine na frente do espelho se for preciso. O ideal é que antes de lançar o primeiro vídeo você já tenha um planejamento acertado para as próximas postagens. No entanto, muita gente trava nesse processo. Não fique eternamente no planejamento, parta para a ação!

5 – Trabalhe o SEO de forma correta

Ninguém sabe ao certo como funciona o algoritmo de ranqueamento do youtube, mas temos várias pistas. Por isso, preencha com atenção todos os campos solicitados na postagem do vídeo, crie uma Thumbnail que chame a atenção do seu público e trabalhe de forma inteligente com palavras-chave – entenda mais sobre a ferramenta de busca aqui.

Uma certeza é de que a qualidade do conteúdo e a experiência do usuário contam muito. Fatores como: quanto tempo a pessoa ficou no vídeo, por onde ela chegou ao vídeo e para onde ela vai depois de assistir seu vídeo são fundamentais.

Ficou motivado com as dicas? Então comece agora mesmo fazendo uma pesquisa dos seus principais concorrentes, analisando o que seria interessante para o seu negócio e planejando uma estratégia para a produção de vídeos. Aliar Youtube e Marketing Digital certamente é uma tendência forte. Saia na frente!

Autora original: Bárbara Dias Lino


Sobre o autor

Dialetto

Receba informações
e notícias em seu e-mail

Li e aceito os termos da Política de Privacidade